Carreiras

5 dicas para aumentar a visibilidade profissional

A Saúde vivencia abertura histórica de novas oportunidades; para ter visibilidade profissional nesse cenário, compartilhar conhecimentos e ampliar reputação são as chaves

Por Editorial GesSaúde

Todo profissional centraliza seus esforços no desenvolvimento da própria carreira e, assim, o desenvolvimento da empresa na qual atua se torna um efeito não só provável como desejável. Na Saúde, contudo, a quantidade de trabalho diário não significa, necessariamente, ampliação da visibilidade. O tarefeiro e o apagador de incêndios não fazem parte do perfil de gestores que o cenário atual da Saúde precisa. Por isso, construir reputação, compartilhar conhecimentos e saber demonstrar os resultados são algumas das estratégias que trazem visibilidade ao profissional dentro e fora da empresa onde ele atua.

Afinal, as transformações pelas quais o setor de Saúde passa trazem, com elas, muitas oportunidades para aqueles que têm coragem – e preparo – para agarrá-las. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 foram operados mais de US$ 52,1 bilhões, somando fusões e aquisições. O valor supera todo o volume praticado no ano anterior, de US$ 45,9 bilhões. Isso significa, também, o surgimento de novas áreas e posições nas organizações de Saúde. Isso sem falar nas mudanças no padrão de consumo e uso dos serviços. Saber inovar e ver soluções onde outros não viram é, portanto, um fator preponderante para a evolução das carreiras. 

Conhecimento

Para aumentar a visibilidade nesse ambiente, a primeira dica é: reconheça que a Saúde, assim como todas as demais indústrias, não são feitas por uma única pessoa. Para ser reconhecido, é preciso ser lembrado, tanto pelas equipes da instituição quanto pelos profissionais que atuam em diferentes players do mercado. Para isso, é importante compartilhar o conhecimento. E como fazer isso em um mundo digital? A presença online é a resposta. É preciso aumentar a participação nas redes sociais, principalmente aquelas orientadas para a troca de experiências e fomentação de crescimento profissional. O LinkedIn, no momento, se apresenta como a melhor plataforma para esse tipo de relacionamento – o que significa que você precisa marcar presença por lá.

Contribua

Mas, no mundo digital, não basta apenas estar presente e ter um perfil para cada mídia. É preciso, também, seguir algumas dicas para chamar a atenção:

  • Acrescentar valor aos relacionamentos por meio do compartilhamento de conhecimentos e vivências que só você tem;
  • Apresentar experiências, também, nos comentários em postagens de pessoas foco;
  • Permitir que outras pessoas conheçam suas habilidades;
  • Participar de grupos que tenham profissionais com interesses comuns;
  • Dominar as formas de interação específicas de cada mídia social.
Treine suas equipes

As pessoas que você lidera também estão em busca de reconhecimento e visibilidade. Portanto, também precisam de orientação nesse sentido. Como gestor, é importante fornecer condições para que as pessoas se desenvolvam e saibam entregar os resultados que a organização precisa. E um caminho é estar presente para tirar dúvidas e compartilhar aquilo que você sabe. E estar presente não é fisicamente, pode ser de forma remota também, desde que criadas as condições e momentos ideais para essa troca.

Resultados empresariais

Outra importante dica para ampliar a visibilidade é saber quais os resultados esperados pela organização de Saúde. Quanto mais complexo se torna o processo de empresarialização da Saúde, mais crucial fica esse tipo de entrega. Portanto, os profissionais que vão se destacar são aqueles que apresentam resultados empresariais de forma cada vez mais eficaz. Ou seja, fazer mais com menos energia, desperdícios e, claro, mais qualidade.

Faça gestão

Para se destacar, saber compartilhar conhecimentos e entregar resultados empresariais, fazer gestão é fundamental. Essa é a base de todo o desenvolvimento das carreiras em Saúde. 

Portanto, mantenha seus conhecimentos atualizados, use a tecnologia digital a seu favor e foque suas energias nas novas oportunidades. O reconhecimento e visibilidade acontecem para quem domina as estratégias necessárias ao sucesso.  

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas