Estratégia Empresarial

5 dicas para uma boa gestão de consultório

O passo mais importante para uma boa gestão de consultório é ter visão de negócios e saber aplicar as estratégias mais adequadas para aumentar a eficiência

Por Roberto Gordilho

Você sabe qual a semelhança entre consultório, clínica e centro médico? Do ponto de vista da gestão, todos são negócios. E isso vale para qualquer porte e área de atuação. Um dos grandes erros da gestão de consultório é administrar o empreendimento como se fosse uma extensão da vida pessoal. O consultório tem obrigações a cumprir, sejam elas financeiras, contábeis, sociais ou fiscais. Por isso, mesmo que seja composto apenas pelo profissional e um atendente, é preciso ter equilíbrio e sustentabilidade financeira para alcançar a eficiência. 

Assim como qualquer negócio, os parâmetros básicos de gestão e administração valem para os consultórios. Aliás, são primordiais para que o empreendimento cresça de forma sustentável e evite desperdícios e prejuízos

Então, vamos conhecer cinco dicas  para uma boa gestão de consultórios e como aplicá-las no cotidiano.

  1. Extensão da casa

Não! Seu consultório ou clínica não pode ser visto como uma extensão da sua vida social, ou do seu lar. É preciso separar os dois ambientes de forma equilibrada. Afinal, quando um profissional se propõe a abrir um consultório o primeiro passo para isso é montar um bom plano de negócios. E isso implica em equacionar as finanças, organizar uma estrutura e definir seu nicho de atuação, por exemplo. 

  1. Saber onde chegar

É preciso definir um norte, um objetivo para seu consultório. Seja transformá-lo em uma clínica ou centro médico, é preciso escalar o negócio e evitar que fique obsoleto e seja ultrapassado pela concorrência

  1. Metas

Se você não estipula metas para seu consultório, acaba realizando um trabalho que está abaixo do seu verdadeiro potencial. Elas vão direcionar o crescimento do seu negócio rumo ao objetivo estipulado. Para a gestão de consultório, as metas podem indicar quais pontos devem ser otimizados e quais as melhores estratégias para alcançar o objetivo. 

  1. Liderança

Se você tem uma ou mais pessoas que fazem parte do consultório, é preciso ter senso de liderança. O desenvolvimento das pessoas também é responsabilidade do profissional por trás do negócio. Por exemplo, um atendente ou secretária devem ser motivados e engajados a oferecer a melhor recepção e atendimento aos clientes. Esses colaboradores são o primeiro ponto de contato com o consultório. 

  1. Planejamento

Já que seu negócio vai crescer, é fundamental que os processos de gestão estejam bem estruturados. Uma expansão desestruturada pode implicar em desperdícios e descontrole. Quanto mais planejamento, maior será a clareza que o profissional tem do desenvolvimento da empresa. E isso envolve habilidades, como:

  • Liderança: pessoas engajadas em oferecer um bom atendimento ao cliente;
  • Gestão financeira: deve estar desconexa das finanças pessoais. É preciso saber gerenciar o recebimento de convênios, por exemplo;
  • Criar metas de faturamento;
  • Aplicar estratégias para atrair e reter clientes;

Fazer a gestão do consultório é saber onde se quer chegar e desenvolver um caminho a ser trilhado. Com um bom planejamento as rotinas gerenciais são incorporadas no cotidiano do negócio. E formam um alicerce sólido para o crescimento e expansão do empreendimento, além de consolidar a carreira do profissional. 

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas