Voltar

5 habilidades para ter destaque na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    O profissional em busca de reconhecimento e destaque na Saúde deve entregar resultados empresariais e agir para desenvolver a própria carreira

    Por Roberto Gordilho*

    Se você está em busca de ser um profissional de destaque na Saúde, além de ser reconhecido pela instituição, deve parar de apagar incêndios. Por mais desafiador que seja o cenário que a Saúde está vivenciando, é preciso ter estratégia, conhecer os resultados que devem ser entregues e compartilhar aprendizados. Essas são algumas das habilidades que permitem ao gestor evoluir a carreira ao mesmo tempo que colabora para o crescimento da organização de Saúde. Conheça algumas outras estratégias que podem contribuir para esse crescimento.

    1. Seja eficiente

    Faz mais com menos, essa é uma das máximas que definem a eficiência. No cotidiano da Saúde, o gestor deve se concentrar em reduzir recursos de forma estratégica. Ou seja, é preciso entregar os resultados empresariais com uso adequado de capital financeiro e humano. Isso exige domínio de técnicas e habilidades gerenciais modernas. E cada vez mais na Saúde é preciso usar da melhor forma os recursos disponíveis e eliminar os desperdícios.

    1. Síndrome do Bombeiro

    Apagar incêndios diariamente não é fazer gestão. Para se destacar na Saúde, o profissional deve encontrar a origem dos incêndios que surgem na operação. É preciso eliminar o mal pela raiz. Ou melhor, as situações conflitantes devem ser identificadas, planejadas, executadas e monitoradas. Com isso, o gestor consegue eliminar o desperdício, evitar a ineficácia e reduzir o tempo gasto com os incêndios e, assim, ter foco para ampliar e melhorar o negócio.

    1. Liderança

    As pessoas precisam se sentir parte da organização de Saúde. É preciso compartilhar os objetivos e metas. Apresentar onde a instituição quer chegar e de que forma isso permite o crescimento individual dos colaboradores. Mais que isso, para se destacar na Saúde, o profissional deve liderar pelo exemplo: agir de forma a colaborar para o desenvolvimento de toda a organização. Também é necessário compartilhar aprendizados e experiências. 

    1. Transformação digital

    Para se destacar na Saúde, o profissional deve reconhecer que toda a operação acontece no mundo digital. É preciso estar íntimo das novas tecnologias, saber usá-las e aplicá-las para melhorar a rotina da organização. Aqui, contudo, também conta o aspecto da liderança. As pessoas precisam ser treinadas e estar familiarizadas com as ferramentas digitais. Isso retorna em eficiência e evolução para o negócio. A transformação digital é um processo que se inicia dentro do profissional e se expande para toda a cultura da instituição.

    1. Gestão

    Em resumo, para se destacar na Saúde é preciso fazer gestão. E não se trata do modelo tradicional. As transformações acontecem cada vez mais aceleradas. Portanto, para ter destaque na Saúde e ser reconhecido o profissional precisa se atualizar com os conceitos e técnicas. Essa é uma forma de se manter atualizado e pronto para fazer parte das novas oportunidades que estão surgindo. 

     *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

    YouTube GesSaúde

    Instagram GesSaúde

    Sobre Roberto Gordilho

    Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

    Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

    Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


    14 de maio de 2021 | Atualizado dia 7 de maio de 2021


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Carreiras

    Como a gestão do tempo confere destaque na Saúde

    Cumprir prazos, entregar resultados e ainda renovar as habilidades profissionais exige que o profissional faça uma gestão do tempo eficaz…Leia mais.

    Carreiras

    05 dicas para ter reconhecimento na Saúde

    O reconhecimento na Saúde exige uma postura proativa, que saiba desenvolver as equipes e entregar os resultados necessários para o…Leia mais.

    Gestores Extraordinários da Saúde

    Você é um gestor extraordinário da Saúde?

    O gestor extraordinário da Saúde transforma esforço em resultado, promove o desenvolvimento da equipe e, por isso, conquista reconhecimento e…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos