Voltar

Aplique a gestão de carreira e destaque-se na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    A gestão de carreira é a elaboração e execução de planos e estratégias para o crescimento profissional, fundamental no setor Saúde

    Por Roberto Gordilho*

    Saber onde se quer chegar é essencial para qualquer planejamento. E esse é um dos principais pilares da gestão de carreira. Ao longo dos anos essa metodologia tomou outras formas. Antes, tratava-se do conjunto de práticas elaboradas pelas organizações visando o crescimento profissional dos colaboradores. Portanto, era uma ação passiva do ponto de vista das pessoas. Porém, com o dinamismo que a Saúde tem tomado, gerir a própria carreira é imprescindível para se destacar e fazer parte das novas oportunidades.

    O que é

    Gestão de carreira é um plano para o desenvolvimento e ascensão profissional dentro de uma instituição e também no mercado. Dessa forma, assim como tudo na gestão, é preciso saber planejar e executar. Portanto, é necessário estipular um objetivo que será conquistado a longo prazo. Em seguida, definir quais são as metas que vão permitir o trajeto do profissional até o lugar estipulado. Essas duas etapas são importantes na gestão de carreira pois ajudam na escolha  de atitudes e ações ao longo da evolução. 

    Habilidades e conhecimentos

    Com o norte profissional definido, é preciso elencar quais são os conhecimentos e habilidades necessários para cada fase da carreira. Se atualizar profissionalmente sempre foi uma necessidade dentro das organizações de Saúde. Por isso, para se destacar é preciso agregar aos conhecimentos técnicos noções e informações sobre gestão de negócios, de processos, a importância de inserir novas tecnologias no cotidiano, liderança e ter bons relacionamentos. O peso de cada área é definido pelo objetivo de carreira. 

    Visão de mercado

    A gestão de carreira pessoal não pode inibir o profissional de olhar toda a movimentação que acontece dentro e fora da organização de Saúde. Com o forte processo de empresarialização do setor, novas áreas de atuação estão surgindo. Portanto, é fundamental conhecê-las para direcionar esforços e foco. Isso é importante para se destacar profissionalmente, uma vez que os desafios diários impelem as pessoas a se concentrar no momento e não vislumbrar as novas oportunidades que estão se abrindo. 

    Busque apoio

    A Saúde sempre foi um setor de alta complexidade. E a imprevisibilidade está mais latente, principalmente com a crise provocada pela Covid-19. Os enfrentamentos diários podem esgotar energias, dificultando a prática de ações voltadas para as metas da gestão de carreira. Por isso, é importante que a pessoa busque apoio para centralizar os esforços e se 

    atualizar profissionalmente. O networking é uma estratégia que pode auxiliar nesse momento. Bons contatos ajudam na promoção e divulgação de resultados e experiências. 

    Outra maneira de apoio para a gestão de carreira são as plataformas de orientação e atualização profissional. Essa é uma maneira de melhorar as habilidades, trocar experiências e ficar próximo dos conceitos mais atuais de gestão, liderança e desenvolvimento. 

    Com uma gestão de carreira eficaz, o profissional não apenas se destaca no mercado. Consegue também o reconhecimento pela eficácia no ato de planejar e executar projetos pessoais e aqueles voltados para o crescimento da instituição. 

    *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

    YouTube GesSaúde

    Instagram GesSaúde

    Sobre Roberto Gordilho

    Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

    Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

    Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


    3 de maio de 2021 | Atualizado dia 29 de abril de 2021


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Transformação Digital na Saúde

    Transformação digital e as novas oportunidades na Saúde

    Para se destacar na Saúde, o profissional deve auxiliar equipes e toda a instituição no processo de transformação digital Por…Leia mais.

    Carreiras

    Liderança: aumente o reconhecimento desenvolvendo sua equipe

    Compartilhar objetivos, promover o crescimento dos colaboradores são formas de liderança e que conferem destaque ao profissional Por Roberto Gordilho*…Leia mais.

    Carreiras

    Como conquistar reconhecimento na Saúde

    O reconhecimento na Saúde exige foco, atualização de conhecimentos e planejar a evolução da carreira Por Roberto Gordilho* Saber entregar…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos