Voltar

Aprenda a definir metas e cresça na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para definir metas e obter resultados, é preciso ter disciplina, organização e método, o chamado DOM da gestão em Saúde

Por Roberto Gordilho

Com quantos problemas você lida todos os dias na organização de Saúde em que atua? E sobra tempo para entregar resultados de forma eficiente, com redução de erros, desperdícios e uma equipe engajada? Apagar incêndios e focar apenas nas atividades corriqueiras não é a melhor forma de crescer e ser reconhecido. É preciso saber definir metas e ter uma boa gestão de pessoas. Mas para isso, é fundamental ter disciplina, organização e método – o DOM da gestão em Saúde. 

Então, para começar a definir suas metas, perceba que as atividades de uma instituição de Saúde são contínuas. Elas representam ciclos permanentes que demandam o equilíbrio entre conhecimentos técnicos e de gestão. Nesse processo, o foco não pode estar em problemas e atividades, apenas. Resultado é tudo no mundo corporativo. Com a dinâmica de empresarização do setor, a maneira de crescer e ser reconhecido é entregar valor, reduzir desperdícios, tempo e custo, além de levar o time para a obtenção de metas e objetivos compartilhados. 

O momento é promissor para quem sabe fazer gestão. De acordo com a pesquisa Remuneração PageGroup 2022, profissionais da Saúde tiveram aumento acima da inflação em 70% dos cargos ao longo de 2021. A mira da alta gestão são aqueles capazes de entregar resultados, contribuir com o crescimento da organização e otimizar a produtividade das equipes. Para isso, é fundamental trabalhar com metas definidas.

Passo-a-passo

O primeiro passo é estabelecer os objetivos que sua área deve entregar no ano. Ou seja, é preciso compreender quais são os resultados que são esperados dentro do planejamento estratégico da organização e com o sua área se conecta com eles. Para cada área, são esperadas metas e resultados – que são diferentes das atividades diárias. Cumprir tarefas não é entregar resultado!

  • Objetivo compartilhado

Em seguida, desdobre o objetivo anual em marcos mensais, depois desdobre os marcos mensais e semanais para o próximo ciclo (30 a 45 dias). Aqui é crucial compartilhar as metas com a equipe, de forma que todos saibam quais os resultados esperados dentro de cada período: por semana, mês e o grande resultado ao fim do ano. 

  • Revise os processos

É fundamental revisar os processos para garantir que tudo ocorra como o planejado e, assim, obter eficiência. Isso significa entregar mais resultados com menos esforço.

  • Acompanhamento

Crie rituais de acompanhamento e deixe claro para a equipe como vão acontecer. Todos devem saber que os acompanhamentos servem para alinhar o andamento das atividades. Afinal, o papel do líder é levar o grupo ao sucesso, ou seja, dar direção para que as pessoas possam contribuir com a entrega dos resultados.

DOM da gestão

Se você chegou até aqui, já percebeu que não basta apenas saber definir metas. É preciso liderar. Além disso, todo o processo implica que o gestor e líder tenha disciplina, organização e método – o DOM da gestão em Saúde. 

Somente assim é possível construir um crescimento profissional sustentável, no qual as metas são materializadas para as equipes e a instituição. E com um bom gerenciamento de recursos e pessoas, as metas se transformam em resultados. Assim, o reconhecimento e o crescimento profissional acontecem de forma natural.


26 de abril de 2022 | Atualizado dia 26 de abril de 2022


ÚLTIMAS POSTAGENS

Estratégia Empresarial

Planejamento tático e operacional: a importância de envolver pessoas

A continuidade do planejamento estratégico acontece nos níveis tático e operacional, em que a atuação das pessoas de forma engajada…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Entenda como o planejamento é importante na Saúde

Com a empresarização do setor, dominar o planejamento estratégico é requisito básico; Desdobrá-lo em ações e ampliar o engajamento se…Leia mais.

Carreiras

O grande erro que impede seu crescimento profissional

Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos