Voltar

Aprimoramento profissional durante a gestão de crise

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Aproveitar as oportunidades e gerir as atividades de trabalho são formas de reservar tempo para o aprimoramento profissional

Por Roberto Gordilho

A mudança de paradigmas provocada pela crise do coronavírus fez com que muitos gestores e profissionais da Saúde direcionassem as atenções para o apagar de incêndios cotidiano. Eles deixaram em segundo plano o aprimoramento profissional que, se antes era uma necessidade para o setor, no pós-pandemia será o divisor de águas para muitas carreiras. Por isso, é importante que todos os envolvidos na batalha contra o Covid-19 reconheçam o período desafiador que estão enfrentando e o quanto os fundamentos modernos de gestão são necessários. O aprimoramento profissional é uma autoimposição que separa profissionais menos preparados dos gestores extraordinários.

A retórica fundamental aqui é que bons profissionais conseguem lidar com situações adversas, já os excepcionais sabem aproveitar as oportunidades para evoluir enquanto lidam com momentos de crise. O coronavírus despertou a Saúde para o mundo digital – e isso não tem volta. Portanto, o primeiro passo para o aprimoramento profissional é a gestão do tempo. Ora, no backoffice diversos postos foram realocados para o trabalho remoto. Dessa forma, é preciso que o profissional lide não apenas com a rotina da organização de Saúde,mas também com o cotidiano do lar. Por isso, a gestão do tempo deve considerar um período do dia ou da semana para o aprimoramento profissional.

Mundo digital

O aprimoramento profissional não precisa, necessariamente, acontecer por meios acadêmicos. Aliás, a pandemia do coronavírus transformou todas as formas de interação entre clientes e mercado. A educação já vinha em um ritmo de ensino à distância. Acontece que, para o aprimoramento profissional em gestão da Saúde, os conhecimentos não estão reservados apenas às universidades. Muitos profissionais estão alimentando a internet com conteúdo dinâmico e inovador. Por isso, o processo de aprimoramento profissional deve priorizar essas oportunidades online, de modo que o profissional mantenha o distanciamento social e a operação dos negócios em Saúde.

Desafios

Diariamente as organizações de Saúde estão lidando com situações que demandam estratégias rápidas e eficazes. Mas nem todos os gestores estavam preparados para o cenário atual. E essa não é uma característica apenas da Saúde. Em todas as indústrias as pessoas encontram desafios e mudanças de cultura organizacional impulsionadas pela pandemia. Para os hospitais, o coronavírus está fornecendo experiências, dados e novos modelos de operação. Portanto, os gestores que almejam permanecer no mercado após a crise devem saber aproveitar as oportunidades. Novos processos, revisão do parque tecnológico, novas formas de gerir os recursos humanos e gestão dos recursos fazem parte do leque de desafios que agregam experiência para o aprimoramento profissional. 

O momento é de transformação. E em breve vamos lidar com uma nova Saúde, moderna e com novas práticas de gestão e relacionamento com os clientes – que também estão passando por mudanças e se tornando ainda mais empoderados. E quem quiser sobreviver ao divisor de águas deve começar a se preparar desde já.


30 de abril de 2020 | Atualizado dia 30 de abril de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Qualidade em Saúde: história e definição

Ao longo da evolução mercadológica, a preocupação com a entrega dos serviços e produtos tomou contornos cada vez mais profissionais…Leia mais.

Gestão da Saúde

O Business Canvas no valor para a Saúde

Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde:…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tecnologia é meio, o diferencial é cultura 2

Colaboradores mais ativos devem ter como foco atender um cliente que busca promoção à saúde, e não tratamento e cura,…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos