Formação profissional na Saúde: como está a sua? - GesSaúde
Voltar

Formação profissional na Saúde: como está a sua?

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Gestores e profissionais da Saúde que buscam carreira sólida no setor devem investir na atualização e formação profissional

Por Roberto Gordilho

A Saúde está passando por diversas transformações que impõem às organizações de Saúde desafios cada vez mais complexos. E esse ambiente exige profissionais preparados e altamente capacitados para lidar com as mudanças. Por isso, investir na formação profissional é uma estratégia fundamental para os profissionais que almejam uma carreira sólida ou que buscam novas oportunidades da Saúde.

Na gestão da Saúde o tempo e dedicação para a operação do negócio ou área interna são fundamentais para um trabalho coeso e eficiente. Ainda assim, é preciso que as pessoas envolvidas no setor invistam na própria capacitação. Ou seja, novos conceitos de gestão e também de áreas técnicas surgem constantemente. As novas tecnologias, por exemplo estão transformando o modelo de trabalho em todos os ambientes de uma organização de Saúde: da gestão à assistência. 

Por isso, é preciso investir na formação profissional com a mesma velocidade das transformações. É comum que após anos atuando em determinado departamento, o profissional se esqueça de ampliar a formação profissional. E essa característica muito vem muito à tona em momentos de recolocação no mercado. Ou seja, conceitos, técnicas e estratégias que antes atendiam a um período da Saúde, se tornaram obsoletas de forma veloz. E quem não investiram na atualização e formação profissional encontrará dificuldades no momento de recolocação.

Reposicionamento

A saúde está passando por um processo de concorrência e consolidação. E tal processo mexendo com os mercados de grande, médio e pequeno portes. E durante a reorganização de um instituição inserida nesse contexto, é comum que profissionais percam posições e se encontrem disponíveis no mercado.

Relacionamentos

Dessa forma, além de investir na formação profissional, os atuantes da Saúde moderna também devem se preparar dentro do cenário mercadológico. Ou seja, melhorar os relacionamentos, circular dentro do mercado para estar inteirado sobre as mudanças, fazer com que os resultados e também o perfil profissional seja visto. Esse processo deve ser feito concomitantemente à formação profissional.

Assim, é possível conquistar o perfil que as organizações precisam: um profissional com sólida formação, conhecedor dos conceitos mais modernos de gestão e tecnologia, com bons relacionamentos e a par das transformações que acontecem constantemente na Saúde. Tempo, recursos financeiros e experiência são os pilares para a construção de um gestor ou profissional técnico com lugar garantido no setor.


6 de março de 2020 | Atualizado dia 5 de março de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

5 aprendizados para a gestão da qualidade assistencial

Especialista da plataforma GesSaúde Pra Você esclarece as transformações na gestão da Saúde provocadas pela pandemia da Covid-19 Por Editorial…Leia mais.

Gestão da Saúde

Profissionalizar a gestão é desafio para clínicas e consultórios

Para o especialista em gestão de clínicas e consultórios do GesSaúde Pra você, esse foi o principal aprendizado promovido pela…Leia mais.

Gestão da Saúde

De repente o mundo mudou: a importância do planejamento

Segundo o General Eisenhower: “Preparando batalhas descobri que o plano é inútil, mas o planejamento é indispensável” Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos