Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gerenciamento de processos como chave para uma gestão eficaz

Metodologia visa a evitar erros de processo ao criar novas metas e objetivos para a instituição de Saúde

Por Editorial GesSaúde

O gerenciamento de processos se mostra um aliado na busca de uma gestão eficaz e madura. Esse método tem como características o planejamento, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos processos da organização, com o intuito de trabalhar na definição de metas e serviços e minimizar erros que podem afetar o funcionamento da instituição.

Processos bem definidos e gerenciados podem fazer a diferença no sucesso da instituição de Saúde, pois eles representam um poderoso elemento de competitividade e lucratividade, se aliado a um plano estratégico.

Um bom gerenciamento, seja ele em instituições de pequeno, médio ou grande porte, deve compreender a importância da organização dos processos que compõem a instituição e do envolvimento de todos os setores no aperfeiçoamento de seus serviços internos e externos.

Focar na qualidade implica em menores taxas de complicações hospitalares e em uma melhor rentabilidade em cima do capital investido. Ter uma base tecnológica para esse fim é importante, mas entender como melhorar os processos que envolvem os colaboradores da instituição é essencial para uma gestão eficaz dos processos.

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. O BPM permite que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta-a-ponta e na geração de valor ao cliente.

É importante desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, e para a criação de uma cultura organizacional focada na obtenção de resultados por meio de processos otimizados e de melhoria contínua.

Capacitação é o caminho

A definição de bons processos de negócios, é a chave mestra para aumentar a eficiência. Além de permitir uma maior integração entre setores, ela traz melhorias como um menor tempo de resposta no pedido de medicamentos e na marcação de consultas, maior controle de estoque, aumento da capacidade de produção – tudo que permite maior eficiência no trabalho e mais segurança para as pessoas que fazem parte do ambiente hospitalar: os próprios colaboradores e os pacientes.

Ser eficaz em gerir os processos é um passo enorme em busca de uma gestão hospitalar madura, focada não somente nos avanços tecnológicos, mas também nas pessoas. Mais do que apenas investir em informatização, o gerenciamento de processos é cuidar da forma de trabalho de toda a equipe que faz parte da instituição e se certificar que todos estão desempenhando um bom trabalho para que seus pacientes e colaboradores fiquem satisfeitos com os serviços prestados em um ambiente que inspire crescimento constante.

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