Gerenciamento de processos: ferramenta horizontal, não departamental - GesSaúde
Voltar

Gerenciamento de processos: ferramenta horizontal, não departamental

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Com maturidade de gestão hospitalar, conceito é aplicado tendo por base visão sistêmica que contempla todos os setores da organização de Saúde

por editorial GesSaúde

O gerenciamento de processos é um conceito que auxilia o hospital a organizar e otimizar os processos e atividades, tanto as assistenciais – que lidam diretamente com o paciente – quanto as do backoffice e administrativas. Além da padronização, é possível criar indicadores e metas, alinhadas à visão estratégica do negócio, a fim de conduzir a organização de Saúde a alcançar resultados e, assim, evoluir a maturidade de gestão hospitalar.

Hospital: onde e como implantar gerenciamento de processos

Para alcançar esses resultados, no entanto, o gerenciamento de processos deve ser implantado de forma horizontal em todos os setores do hospital, garantindo que todos os departamentos sejam contemplados, com a participação e engajamento de toda a equipe. É preciso deixar para trás a ideia de divisão por departamentos e trazer à tona o conceito de integrar e somar forças.

Aimar Martins Lopes, coordenador de pós-graduação dos cursos de administração hospitalar e gestão da qualidade em organizações de Saúde do Centro Universitário São Camilo, destaca que o gerenciamento de processos é importante para o hospital por se tratar de uma organização complexa e que lida diariamente com a vida humana. “Quando há a compreensão efetiva de como as atividades são executadas, ou seja, os processos, as organizações desenvolvem um nível de serviço first class, ou de classe mundial. Cria-se um padrão para executar cada tarefa e, com isso, reduzem-se erros e amplia-se a qualidade.”

Segundo Lopes, alcançar esse patamar depende de um caminho que começa com a identificação dos processos-chave provenientes da estratégia organizacional, passa pelo conhecimento da metodologia e ferramentas para elaboração e melhoria dos processos integrados para, então, realizar o efetivo mapeamento dos processos funcionais e horizontais. Após a implantação, o especialista lembra que o modelo não é estanque e há necessidade constante de revisar os processos, a fim de identificar gargalos e corrigir rotas.

O coordenador do São Camilo cita o administrador hospitalar e autor de livros sobre o tema Fadi Antoine Taraboulsi para enfatizar a importância do gerenciamento de processos: “nenhuma estrutura no mundo é capaz de resistir a processos demorados e ou que não funcionam.”

Para alcançar todas essas potencialidades, Lopes defende a horizontalidade do gerenciamento de processos, que depende da visão sistêmica do gestor em relação à organização, proporcionada pela maturidade de gestão hospitalar. “As instituições que visam suas atividades de forma vertical, dentro da funcionalidade de cada departamento, não têm competitividade e operam de forma deficiente. Nesses casos, a visão do gestor é semelhante a uma colcha de retalhos. Mas, em organizações maduras, a visão sistêmica prevalece, pois as atividades principais transcendem as linhas hierárquicas da estrutura administrativa.” Sendo assim, a indicação do especialista é que a organização adote a gestão por processos de forma horizontalizada e apoiada de um sistema de informação gerencial (Enterprise Resource Planning – ERP).

Lopes acredita que quando há maturidade de gestão hospitalar, desenvolve-se uma cultura que preza pelo exercício da estratégia, adoção de certificações internacionais, excelência na qualidade dos serviços, melhoria contínua, sustentabilidade e a gestão por processos. “Dentro desse cenário a gestão por processos é mais um elemento da cesta que compõe uma boa governança corporativa.”

Resultados

Com o gerenciamento de processos implantado de forma horizontal, o hospital ganha objetividade para o cumprimento das metas organizacionais estabelecidas no planejamento estratégico, o que, segundo Lopes, reflete diretamente na satisfação do cliente. “Para o hospital, podemos dizer que a satisfação do cliente reside no seu principal stakeholder, o paciente, e que essa satisfação está associada à segurança.”

Lopes garante também que a melhoria contínua por meio do gerenciamento de processos com o modelo horizontal permite clareza nas relações de causas e efeitos entre os problemas departamentais e seus impactos ao longo da cadeia de valor organizacional.

Implantado dessa forma, o conceito ainda proporciona ao gestor a visão total dos serviços oferecidos, e aos funcionários, o conhecimento da efetividade do seu trabalho, suas interfaces e o que cada processo representa para o todo e, principalmente, para a qualidade do atendimento ao paciente.

Saiba mais:

Gerenciamento de processos hospitalares: saiba quando fazer a revisão

O papel do gestor no gerenciamento dos processos hospitalares

Como o gerenciamento de processos evita erros no hospital

Foto: Depositphotos


17 de outubro de 2017 | Atualizado dia 16 de outubro de 2018


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos