GesSaúde: maturidade de gestão hospitalar ganha canal no YouTube - GesSaúde
Voltar

GesSaúde: maturidade de gestão hospitalar ganha canal no YouTube

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Lançamento é mais uma ação no caminho para realizar a missão da GesSaúde: aumentar os resultados e a maturidade de gestão das instituições de Saúde no Brasil

por Roberto Gordilho

O tema maturidade de gestão hospitalar ganha, a partir desta terça-feira (22/08), mais espaço para ser debatido: está no ar o Canal GesSaúde, o primeiro canal do YouTube a trazer conteúdo especializado sobre o tema no Brasil. Essa é mais uma ação que permite caminhar para a realização da missão da GesSaúde e, claro, minha pessoal: democratizar o acesso a conteúdo de qualidade para que hospitais – clientes ou não da GesSaúde – possam aumentar seus resultados e sua maturidade de gestão.

Ter maturidade de gestão hospitalar é muito mais que estar informatizado, é possuir pessoas qualificadas, com bons e sólidos processos para executar a estratégia definida, com o uso da tecnologia como meio. É preciso adicionar esses cinco ingredientes: estratégia empresarial, governança corporativa, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos de negócios e gestão de pessoas. Esse conjunto nos leva a alcançar resultados que, em Saúde, significam:  aumentar a segurança do paciente, melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência de processos e os resultados econômico-financeiros.

Meus vídeos irão abordar tanto esses temas mais conceituais quanto assuntos específicos – por exemplo, como ampliar o faturamento do hospital, processos de acreditação ou, ainda, os modelos de remuneração praticados atualmente, entre muitos outros.

Não é de hoje que a ideia de uma gestão completamente integrada está na minha cabeça e que sinto um incômodo por essa visão não ser totalmente compartilhada. Por isso, quero incomodar você também – com textos, vídeos, posts no nosso blog e nas redes sociais – da maneira que for necessário.  O meu objetivo é contribuir para que os hospitais alcancem o futuro, que chega cada dia mais rápido. Nesse futuro, as palavras eficiência e otimização terão tanta importância quanto segurança do paciente e qualidade da assistência. Sim, o hospital é também uma empresa. Por isso mesmo, o desafio é equilibrar a balança entre buscar o melhor resultado para o paciente com o menor custo para a organização.

Falo sobre o tema no vídeo O que é Maturidade de Gestão Hospitalar?

No canal, terei espaço para abordar amplamente o assunto, inclusive com convidados especiais. Quero falar com você, executivo, gestor, profissional ou estudante interessado em fazer essa caminhada comigo. E é urgente que os hospitais caminhem nessa direção, principalmente em um cenário no qual fusões e aquisições estão a pleno vapor. Esse movimento pode ser visto tanto como risco quanto oportunidade – tudo depende da forma como se olha para ele. A diferença entre comprar e ser comprado, crescer ou morrer no processo, está no nível de maturidade de gestão hospitalar.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo Fusões e aquisições na Saúde.

Para alcançá-la, os hospitais devem ter em mente que é preciso dividir para somar. Compartilhar conhecimentos e experiências é essencial para se preparar para esse futuro iminente. A troca é o que possibilita conhecer diferentes realidades e buscar ideias para otimizar o negócio. O Canal GesSaúde vem com essa proposta.  Sei que mudanças culturais não ocorrem de um dia para o outro, e essa nem é minha pretensão. Mas também sei que, se nos unirmos e compartilharmos experiências, alcançaremos esse resultado mais rapidamente.

Por isso, convido você às quartas e sextas-feiras, sempre às 11h, para assistir a um novo vídeo no Canal GesSaúde. Inscreva-se clicando aqui e não perca. Vamos juntos construir a maturidade de gestão hospitalar no Brasil.

Roberto Gordilho é fundador da GesSaúde, mestrando em administração, especialista em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web e em finanças, contabilidade e auditoria, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de tecnologia e gestão, sendo 15 na área da Saúde.

Saiba mais:

A maturidade de gestão hospitalar que tanto me incomoda

Transformação digital: prepare o hospital para essa onda

Fusões e aquisições na Saúde: ou hospital amadurece a gestão, ou morre

Foto: Frame YouTube


22 de agosto de 2017 | Atualizado dia 17 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos