Institucional

GesSaúde: maturidade de gestão hospitalar ganha canal no YouTube

Lançamento é mais uma ação no caminho para realizar a missão da GesSaúde: aumentar os resultados e a maturidade de gestão das instituições de Saúde no Brasil

por Roberto Gordilho

O tema maturidade de gestão hospitalar ganha, a partir desta terça-feira (22/08), mais espaço para ser debatido: está no ar o Canal GesSaúde, o primeiro canal do YouTube a trazer conteúdo especializado sobre o tema no Brasil. Essa é mais uma ação que permite caminhar para a realização da missão da GesSaúde e, claro, minha pessoal: democratizar o acesso a conteúdo de qualidade para que hospitais – clientes ou não da GesSaúde – possam aumentar seus resultados e sua maturidade de gestão.

Ter maturidade de gestão hospitalar é muito mais que estar informatizado, é possuir pessoas qualificadas, com bons e sólidos processos para executar a estratégia definida, com o uso da tecnologia como meio. É preciso adicionar esses cinco ingredientes: estratégia empresarial, governança corporativa, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos de negócios e gestão de pessoas. Esse conjunto nos leva a alcançar resultados que, em Saúde, significam:  aumentar a segurança do paciente, melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a eficiência de processos e os resultados econômico-financeiros.

Meus vídeos irão abordar tanto esses temas mais conceituais quanto assuntos específicos – por exemplo, como ampliar o faturamento do hospital, processos de acreditação ou, ainda, os modelos de remuneração praticados atualmente, entre muitos outros.

Não é de hoje que a ideia de uma gestão completamente integrada está na minha cabeça e que sinto um incômodo por essa visão não ser totalmente compartilhada. Por isso, quero incomodar você também – com textos, vídeos, posts no nosso blog e nas redes sociais – da maneira que for necessário.  O meu objetivo é contribuir para que os hospitais alcancem o futuro, que chega cada dia mais rápido. Nesse futuro, as palavras eficiência e otimização terão tanta importância quanto segurança do paciente e qualidade da assistência. Sim, o hospital é também uma empresa. Por isso mesmo, o desafio é equilibrar a balança entre buscar o melhor resultado para o paciente com o menor custo para a organização.

Falo sobre o tema no vídeo O que é Maturidade de Gestão Hospitalar?

No canal, terei espaço para abordar amplamente o assunto, inclusive com convidados especiais. Quero falar com você, executivo, gestor, profissional ou estudante interessado em fazer essa caminhada comigo. E é urgente que os hospitais caminhem nessa direção, principalmente em um cenário no qual fusões e aquisições estão a pleno vapor. Esse movimento pode ser visto tanto como risco quanto oportunidade – tudo depende da forma como se olha para ele. A diferença entre comprar e ser comprado, crescer ou morrer no processo, está no nível de maturidade de gestão hospitalar.

Saiba mais sobre o assunto no vídeo Fusões e aquisições na Saúde.

Para alcançá-la, os hospitais devem ter em mente que é preciso dividir para somar. Compartilhar conhecimentos e experiências é essencial para se preparar para esse futuro iminente. A troca é o que possibilita conhecer diferentes realidades e buscar ideias para otimizar o negócio. O Canal GesSaúde vem com essa proposta.  Sei que mudanças culturais não ocorrem de um dia para o outro, e essa nem é minha pretensão. Mas também sei que, se nos unirmos e compartilharmos experiências, alcançaremos esse resultado mais rapidamente.

Por isso, convido você às quartas e sextas-feiras, sempre às 11h, para assistir a um novo vídeo no Canal GesSaúde. Inscreva-se clicando aqui e não perca. Vamos juntos construir a maturidade de gestão hospitalar no Brasil.

Roberto Gordilho é fundador da GesSaúde, mestrando em administração, especialista em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web e em finanças, contabilidade e auditoria, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de tecnologia e gestão, sendo 15 na área da Saúde.

Saiba mais:

A maturidade de gestão hospitalar que tanto me incomoda

Transformação digital: prepare o hospital para essa onda

Fusões e aquisições na Saúde: ou hospital amadurece a gestão, ou morre

Foto: Frame YouTube

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas