GesSaúde na Hospitalar: maturidade de gestão em foco - GesSaúde
Voltar

GesSaúde na Hospitalar: maturidade de gestão em foco

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Programas como PROAMA e PPN foram destaque da primeira participação da empresa na maior feira do setor na América Latina

por Institucional

A participação da GesSaúde levou o tema maturidade de gestão pela primeira vez à Hospitalar, maior feira do setor de Saúde da América Latina. O evento, realizado em maio em São Paulo, chegou este ano à 25ª edição, com 1.200 expositores, 40 congressos de conteúdo, 8 mil congressistas e mais de 90 mil visitas de profissionais de 70 países. Com projeção global, a Hospitalar é um dos eventos mais significativos da área, já que mostra as novidades e tendências dos hospitais do Brasil para o mundo.

De acordo com Roberto Gordilho, CEO da GesSaúde e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para o futuro da Saúde, a feira é uma oportunidade de apresentar a instituições de diversos Estados brasileiros o caminho para enfrentar o atual cenário – que vive, em suas palavras, uma tempestade perfeita – e garantir resultados, sustentabilidade e perenidade no futuro.

Veja abaixo a entrevista completa:

Portal GesSaúde: Qual a importância de a GesSaúde estar presente em uma feira do porte da Hospitalar pela primeira vez?

Roberto Gordilho: Levar o tema maturidade de gestão para a Hospitalar foi um marco muito importante, que possibilitou que instituições de diversos estados, portes e tipos começassem a pensar no tema  como ferramenta de desenvolvimento da organização e um passo fundamental para a sustentabilidade do negócio.

Portal GesSaúde: O que a GesSaúde apresentou aos visitantes da feira?

Roberto Gordilho: Os visitantes conheceram a proposta do Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde (PROAMA), que propõe uma imersão avançada em metodologias de gestão hospitalar. Com atividades desenvolvidas ao longo de 12 meses, o projeto, que pode contar com um ou mais hospitais participantes, inclui os cinco pilares fundamentais para evoluir a maturidade de gestão: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos e gestão de pessoas. Essa parceria de resultados promovida pelo programa permite o compartilhamento de experiências entre organizações, baseada em metodologias que garantem que a instituição permaneça viva e relevante no atual cenário de turbulência na Saúde brasileira – que passa por mudanças no modelo de remuneração e monetização, aquecimento das fusões e aquisições e transformação digital. Trata-se de um caminho viável para o hospital que planeja sobreviver a essa tempestade perfeita. Além disso, apresentamos o livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para o futuro da Saúde, que representa a base conceitual do PROAMA em uma linguagem acessível a todos os gestores do setor. E para as empresas de gestão brasileiras, divulgamos a proposta do Programa Parceiros de Negócios (PPN), que tem como principal meta criar o primeiro ecossistema de gestão de Saúde brasileiro.

Portal GesSaúde: Quais foram os principais resultados da GesSaúde com a participação na feira Hospitalar?

Roberto Gordilho: A participação na feira nos trouxe diversos resultados. Entre eles destaco o interesse de vários hospitais pelo PROAMA. Os visitantes entenderam a proposta de integrar esse ambiente de compartilhamento de experiências para ajudar a evoluir o setor como um todo. Também recebemos convites para palestras e tivemos muitos interessados no livro. Além disso, dezenas de empresas de gestão se interessaram em participar do PPN. Porém,  o mais importante foi o fato de muitas instituições terem contato com o tema maturidade de gestão hospitalar. Plantamos a semente que irá estimular os líderes a transformar seus negócios e caminhar para um futuro no qual a sustentabilidade seja a palavra de ordem na Saúde.

Portal GesSaúde: Quantas pessoas passaram pelo estande da GesSaúde nos quatro dias de evento? E quais foram as principais demandas apresentadas?

Roberto Gordilho: Recebemos dezenas de pessoas nesses quatro dias de evento. A principal demanda desses profissionais de Saúde é entender como é possível aumentar os resultados dos hospitais em um cenário em que o processo de informatização sozinho, apesar de muito importante, não entrega os resultados esperados, que são baseados em quatro pilares: segurança do paciente, qualidade do atendimento, eficiência dos processos e financeiro. Para alcançá-los deve-se avançar na maturidade de gestão. E, para isso, é preciso trabalhar como complemento ao processo de informatização a governança corporativa, a estratégia empresarial, o gerenciamento de processos e a gestão de pessoas. Esse é o caminho que a GesSaúde acredita e que os visitantes conheceram na Hospitalar.

Portal GesSaúde: Após a participação na feira, quais são os próximos passos da GesSaúde?

Roberto Gordilho: O nosso planejamento pós-feira inclui a realização de apresentações detalhadas do PROAMA a todos os hospitais interessados, além da realização de visitas e palestras e da construção do ecossistema de gestão por meio do PPN. Com tudo isso, o objetivo máximo é promover a maturidade de gestão em todas as regiões e, assim, iniciar o processo de transformação da Saúde brasileira por meio da gestão.

Veja algumas imagens do evento:

Saiba mais:

Programa Parceiros de Negócios: primeiro ecossistema de gestão de Saúde do Brasil

Café & Gestão apresenta maturidade de gestão hospitalar e parceria de resultados

Roberto Gordilho lança livro que aponta caminhos para o futuro da Saúde

Fotos: Divulgação GesSaúde


5 de junho de 2018 | Atualizado dia 14 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos