Gestão da Saúde

Novas tecnologias otimizam relação com clientes

Desafio dos gestores é utilizar as novas tecnologias para manter a eficácia e qualidade dos serviços prestados

Por Editorial GesSaúde

As novas tecnologias mudaram a interação entre clientes e organizações de Saúde. Um novo perfil de usuário surge com a era digital, na qual a velocidade das transformações e a convergência de ferramentas tecnológicas ampliam o acesso a informações, serviços de promoção e melhoria da qualidade de vida. Diante desse cenário, especialistas ressaltam a importância de as organizações de Saúde estarem atentas às novas formas de relacionamento e às soluções disponíveis para manter a qualidade da assistência e garantir a sustentabilidade do negócio. 

Esses são alguns dos temas que, a pedido do Portal GesSaúde, foram aprofundados por Rodrigo Chechetto, chefe de enfermagem do centro médico Consulta Aqui, e Davi Conte Lopes, gerente de tecnologia da informação da operadora de Saúde da companhia. Os especialistas explicam que, em um cenário de transformação digital, torna-se importante para a gestão da Saúde o conhecimento sobre as possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias.

“A tecnologia traz novas e melhores maneiras de realizar os processos, com práticas diferenciadas que apresentam melhores resultados”, comentaram os executivos, ao reforçarem que o gestor moderno “deve ter um nível alto de maturidade, ser conhecedor de todo processo e buscar melhorias por meio da tecnologia. As novas gestões devem ser adeptas à tecnologia, abertas à inovação e às novas visões. O modelo está em transição”, garantem.

Acessibilidade

Chechetto e Conte explicam que as novas tecnologias mudaram as relações sociais e também a forma de relacionamento entre clientes e diversos setores do mercado. O novo perfil do cliente é de alguém mais preocupado e consciente da própria saúde. Por isso, ele procura não apenas por serviços de promoção à qualidade de vida, mas também por facilidades e acesso ao atendimento. 

“As pessoas desejam informações em tempo real, facilidades de acesso, atendimento rápido e praticidade, como acesso ao histórico. Desejam facilidade em agendar um exame ou consulta em uma melhor data e horário, ou a disponibilidade de um laudo pela internet. As ligações ficaram fora de uso, é muito mais prático e rápido pesquisar em um site ou aplicativo, a informação se tornou uma ferramenta importante para apoio na escolha de um atendimento ou agendamento”, reforçaram os especialistas.

Operação

Tendo em vista as necessidades desse novo perfil de cliente, as organizações de Saúde devem buscar nas novas tecnologias formas de ampliar o acesso aos serviços. “É uma tendência atual ter um estilo de vida mais saudável. A conscientização tornou-se maior, porém, as pessoas procuram facilidades e comodidades. Quem oferecer tudo isso terá vantagens”, salientaram os executivos. 

E uma das formas de se alcançar esse desafio operacional é, ainda de acordo com os especialistas, ampliar o acesso às informações e melhorar a flexibilidade de serviços com horários, competência e rapidez, além de alinhar a tecnologia às melhores práticas de mercado no menor tempo possível.

Leia também:

Certificações e acreditações atestam a qualidade das organizações de Saúde

Process mining como estratégia de melhoria da jornada do cliente

Estratégias de comunicação eficaz entre equipes e pacientes

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas