O plano de ação para organizações de Saúde - GesSaúde
Voltar

O plano de ação para organizações de Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos

Por Editorial GesSaúde

Como espinha dorsal da operação das organizações, o planejamento em Saúde estabelece metas e objetivos que devem ser alcançados em prazos determinados. E para isso, o gestor deve dispor de estratégias para que os desafios sejam transpostos e os resultados tenham qualidade. O plano de ação é a metodologia que permite ao gestor definir atividades, apontar responsáveis e organizar as melhores formas de se atingir as metas e objetivos. Afinal, para manter o equilíbrio do negócio é preciso uma gestão eficaz e em busca de constante amadurecimento. 

Este instrumento ajuda na definição clara das ações necessárias para alcançar determinado objetivo, estabelecendo informações básicas que permitem estruturar um plano que, com definição de ações claras, atinge o resultado esperado.

Porém, não existe um modelo específico. Ainda assim, o gestor pode se valer de um plano de ação com poucos campos ou um modelo mais abrangente. O plano de ação deve ser adaptado a necessidade do seu objetivo. Um dos modelos mais conhecido é o 5W e 2H em que são definidos o que? (how), por que? (why), quem? (who), como? (how), quanto? (how much), quando? (when) e onde? (where). Mas, como dito anteriormente, nem sempre é necessário utilizar todos esses campos. É preciso que o gestor adapte o plano de ação à realidade da organização de Saúde – essa é uma forma para que essa ferramenta seja funcional e entregue o resultado sem trazer complexidade para o plano.

O plano de ação também é conhecido por plano de atividades ou ainda plano de trabalho. Estruturado de forma documental, o plano de ação contém informações tais como, por exemplo, objetivos, atividades (ações) e prazos de entregas. Como base no planejamento estratégico, o plano de ação é composto por três fases principais:

Planejamento do plano de ação 

É o momento em que o gestor define os objetivos que devem ser alcançados. Dessa forma, elenca as ações e processos necessário para a obtenção dos resultados. Assim, cada atividade deve ter um prazo de entrega. E, para tanto, é necessário levantar recursos como capital humano, financeiro e ferramentas necessárias. Além disso, os responsáveis por cada atividade também são definidos no planejamento. Exemplo:

  • Objetivo: diminuir o tempo de espera para consulta na recepção do ambulatório;
  • Recursos: sistemas de informação digital para automatizar o cadastro dos pacientes;
  • Investimento: financeiro para a implantação de novas tecnologias e para capacitação dos colaboradores;
  • Responsáveis: gestores do ambulatório e do departamento de Tecnologia da Informação.

Execução da estratégia

Agora é o momento de pôr em prática o plano de ação. É fundamental uma política de engajamento dos colaboradores responsáveis pelas atividades. Porém, todos os passos devem ser acompanhados e metrificados. Ou seja, o gestor de Saúde deve se valer de indicadores de desempenho.

Finalização

Com os prazos esgotados, o gestor deve checar se todas as etapas do plano de ação foram desenvolvidas, avaliar cada resultado, fornecer feedback para os colaboradores e promover estratégias de melhorias e redução de erros. 

As transformações na Saúde exigem que os gestores estejam sempre inovando a operação do negócios. E por isso, com os desafios do mercado novas metas e objetivos são estabelecidos. Portanto, o plano de ação é uma excelente ferramenta para apoiar a gestão flexível exigida pelo cenário atual das organizações de Saúde.

Leia também:

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidos

Transformação digital na Saúde: como reduzir erros e ampliar a qualidade

GesSaúde lança curso Maturidade de Gestão e Transformação Digital na Saúde


12 de dezembro de 2019 | Atualizado dia 19 de dezembro de 2019


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos