Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo

Por Roberto Gordilho

Em muitas organizações de Saúde é tradicional que o planejamento estratégico seja acessado apenas pela alta diretoria. Dessa forma, porém, os colaboradores das diversas áreas não compreendem os objetivos, metas e missão da instituição. Ou seja, se o planejamento estratégico é visto como uma lei que existe para direcionar a ação de toda a organização, ele deve ser compartilhado com as demais pessoas responsáveis pela operação.

https://www.youtube.com/watch?v=Rl7udE1Yh8w

Assim, esse tipo de mudança da cultura organizacional permite, inclusive, que os demais profissionais possam refletir ideias que podem melhorar a gestão. Aliás, é uma uma grande oportunidade de melhoria, uma vez que o compartilhamento do planejamento estratégico reflete se a instituição está alcançando seus objetivos. Além disso, é preciso que o gestor compreenda que nem todas as pessoas estão engajadas em buscar o mesmo resultado. E o acesso do planejamento estratégico permite o conhecimento do que a instituição pretende alcançar.

O últimos meses de cada ano são voltados para a construção dessa estratégia. Dessa forma, é o momento em que a organização elabora os planos estratégicos. E assim, torna-se ainda mais importante o compartilhamento do planejamento com toda a organização. Sendo assim, o planejamento estratégico precisa ser desdobrado em em metas e objetivos nos mais variados níveis de gestão. Porque, caso contrário, cada pessoa vai contribuir de forma distinta dos objetivos do negócio.

Compartilhamento

É para isso que serve um planejamento: alinhar todos os recursos humanos no sentido de buscar o mesmo resultado. Dessa forma, se a sua instituição ainda é daquelas que elabora o planejamento estratégico e esses fica só na diretoria, é preciso mudar o mindset.

É preciso envolver todas as pessoas que estão na organização na busca do objetivo e para executar as  estratégias de alcance dos resultados. É importante que o gestor compreenda que todos devem ter acesso a todas as informações que são fundamentais para o melhor desempenho dos trabalhos.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas