Prepara-se hoje para a tempestade perfeita na Saúde e sobreviva amanhã - GesSaúde
Voltar

Prepara-se hoje para a tempestade perfeita na Saúde e sobreviva amanhã

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Evoluir a maturidade de gestão hospitalar é um dos caminhos para lidar com os cinco elementos externos e os oito desafios internos que influenciam o mercado brasileiro

por Roberto Gordilho

O céu sobre os hospitais brasileiros está carregado. São muitos os desafios que o setor enfrenta, formando um aglomerado de nuvens que dá origem ao que chamo de tempestade perfeita na Saúde. Ela é perfeita porque é o momento ideal para transformar esses desafios em oportunidades e se manter vivo e relevante no futuro.

Plano de voo: como os hospitais poderão superar a turbulência em 2018?

Essa tempestade é formada pela soma de cinco elementos externos – mudanças no modelo de remuneração, falta de atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), esgotamento do modelo de monetização, transformação digital e consolidação do mercado – e oito desafios internos dos hospitais brasileiros: ineficiência, baixa produtividade, desperdício, um setor que não coopera entre si, baixo poder de negociação com as operadoras, baixo índice de profissionalização e informatização, além de um setor que não se conhece.

O primeiro elemento externo a ser enfrentado é a mudança no modelo de remuneração. A discussão sobre as alternativas ao pagamento por serviço, o fee-for-service, tem mais de 10 anos, mas nunca foram tão necessárias quanto agora. Após enfrentar uma de suas piores crises econômicas, os brasileiros – pessoas e empresas, já que a maioria dos convênios médicos é coletiva – não podem mais arcar com a maior parte do risco, ou seja, os altos valores dos serviços, que não estão necessariamente atrelados à qualidade. Os números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não me deixam mentir: em 2017, as operadoras perderam 280 mil beneficiários. Em 2016 o cenário foi muito pior: foram 1,4 milhão de usuários a menos.

Outra nuvem que avança sobre o setor é a falta de atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Há pelo menos 10 anos são praticados os mesmos valores, mas nesse período a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 88%. Em valores reais, os hospitais recebem hoje o equivalente a 55% do montante de 2008. Ao considerar que a inflação da Saúde é pelo menos o dobro – porque os valores dos serviços são reajustados acima do índice geral de preços -, posso afirmar que a receita caiu quase a metade no período, enquanto os custos mais que dobraram. Os mais prejudicados por essa cruel equação são os hospitais filantrópicos que atendem quase integralmente pelo SUS – e que, no interior do País, são, muitas vezes, a única opção de atendimento.

O esgotamento do modelo de monetização é mais um dos elementos da tempestade perfeita na Saúde. Atualmente, a maior parte da receita e do resultado é  obtida pela “venda” de materiais, medicamentos e OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), o que torna as organizações grandes distribuidoras. Mas as operadoras estão criando controles mais eficientes ou pagando diretamente aos fornecedores, o que levará ao fim desse modelo de negócio e obrigará o hospital a voltar às origens de prestador de serviço – no sentido de onde vem o dinheiro.

Como se fossem poucos os desafios, a transformação digital chega para agravar esse temporal – mas também para criar oportunidades que, sem ela, seriam inviáveis. As inovações vão muito além da aquisição de ferramentas como sistemas de gestão, impressoras 3D, computação cognitiva, inteligência artificial e outras que ainda vão surgir. A tecnologia deve trabalhar a favor dos processos – caso contrário, não faz sentido.

O quinto e último elemento da tempestade perfeita na Saúde é o desafio de se manter vivo e relevante no cenário de consolidação atual do mercado, com grandes redes comprando hospitais por todo o Brasil. Esse movimento ganhou impulso em 2015, com a promulgação da Lei 13.097/2015, que permite a participação de empresas de capital estrangeiro em atividades de assistência à Saúde e em tarefas  de apoio, incluindo hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

A diferença entre comprar, ser comprado ou morrer no meio desse processo está na maturidade de gestão hospitalar. Para alcançá-la, o hospital deve evoluir cinco pilares fundamentais: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos e gestão de pessoas.

A parceria de resultados, que consiste na união entre as organizações em busca dessa evolução, é um dos dos caminhos para enfrentar as turbulências. O compartilhamento de experiências ajuda a instituição a entender onde estão seus gargalos e o que deve ser feito para vencê-los, garantindo a entrega de segurança e qualidade ao paciente e gerando resultados financeiros. Esse é o guarda-chuva que fará com que o hospital passe inteiro pela tempestade perfeita – e que saia dela mais forte e pronto para enfrentar os outros desafios que virão.

Roberto Gordilho é CEO da GesSaúde e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital: os caminhos para o futuro da Saúde.

Saiba mais:

Fusões e aquisições na Saúde: ou hospital amadurece a gestão, ou morre

A transformação digital vai, enfim, fazer dos hospitais instituições de Saúde

Governança corporativa: a dicotomia de tratar a saúde e gerar resultados

Foto: Pixabay


27 de março de 2018 | Atualizado dia 15 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Crise em Hospitais

Times de trabalho no combate ao coronavírus

Para que a operação da organização possa enfrentar a pandemia do coronavírus de forma coesa, os times de trabalho devem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Comunicação auxilia gestão de crise nos hospitais

Todos os colaboradores devem ser orientados a tratar de forma correta as informações para evitar prejuízos na gestão de crise…Leia mais.

Gestão da Saúde

Mudanças na Saúde: setor em constante transformação

Ainda assim, é possível encontrar profissionais e gestores que não compreendem as mudanças na Saúde Por Roberto Gordilho A Saúde…Leia mais.

Gestão da Saúde

O impacto das redes sociais na Saúde

As redes sociais podem contribuir para o processo de desenvolvimento de carreira e também para os negócios no setor Por…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos otimiza a experiência do cliente

O uso de novas tecnologias pode melhorar a gestão de processos, mas é preciso garantir a melhor experiência do cliente…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

A importância do processo organizacional para o negócio

Na Saúde, a operação das instituições devem refletir em sustentabilidade, por isso, é necessário a implementação do processo organizacional Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o que é cultura organizacional na Saúde

Objetivos, metas e o que a organização transparece para a sociedade fazem parte da cultura organizacional Por Fabiana Freitas Quando…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

O valor do BPMN para a Saúde

Antes de automatizar os processos, é preciso atender a todas as regras rígidas do BPMN para garantir a fluidez na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Revolução 4.0 e a estabilidade organizacional na Saúde

Novas tecnologias, modelos de relacionamento e mudanças na operação fazem parte da Revolução 4.0 na Saúde Por Fabiana Freitas A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Novas vagas vão surgir para os gestores extraordinários

A Saúde vai oferecer diversas vagas voltadas para pessoas altamente qualificadas e capacitadas: os gestores extraordinários Por Roberto Goridlho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Conheça o passo a passo da modelagem de processos

O aprofundamento de cada etapa das atividades da operação é essencial para a modelagem de processos Por Fabiana Freitas Otimizar…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância de conhecer as áreas da instituição

O mapeamento de atividades e o conhecimento de cada profissional são essenciais para gestão da Saúde Por Fabiana Freitas Na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Formação profissional na Saúde: como está a sua?

Gestores e profissionais da Saúde que buscam carreira sólida no setor devem investir na atualização e formação profissional Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

A consumerização da Saúde vai transformar os serviços

Compreender o cliente como consumidor e entregar comodidade faz parte da consumerização da Saúde Por Roberto Gordilho As diversas transformações…Leia mais.

Gestão da Saúde

Desenvolvimento profissional: como aumentar as oportunidades na Saúde

Boa formação acadêmica, objetivos traçados e atualização constante fazem parte do desenvolvimento profissional Por Roberto Gordilho Um questionamento recorrente em…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos: antes do sistema, conheça as rotinas

A tecnologia só será viável com uma gestão de processos eficaz e organizada dentro da organização de Saúde Por Fabiana…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância da profissionalização

2020 será o ano da profissionalização da gestão da Saúde, que cada vez mais necessita de gestores extraordinários Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Saúde: crise ou novas oportunidades profissionais?

Conhecer e saber aplicar conceitos modernos de gestão é um diferencial competitivo para novas oportunidades profissionais Por Roberto Gordilho Diversas…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos