PROAMA - GesSaúde
Voltar

PROAMA

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


O Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde (PROAMA) é desenvolvido em grupos compostos por instituições de Saúde de pequeno e médio porte, com o intuito de melhorar os resultados das entidades e aumentar a maturidade de suas gestões.

O programa tem duração de 12 meses e conta com 600 horas de atividades, entre workshops, capacitações e mentoring. Podem participar hospitais, clínicas e centros de diagnóstico que não sejam concorrentes diretos em uma mesma região.

Durante o PROAMA, é construído de forma conjunta e gradativa um modelo de gestão que possibilite à entidade aprimorar suas habilidades de gestão, necessárias para o seu desenvolvimento corporativo.

É importante que o gestor tenha em mente que é preciso tanto o envolvimento dele quanto da instituição para que os resultados sejam alcançados, já que se trata de um processo de aprendizado no qual a maturidade da gestão é construída juntamente com o gestor.

A principal metodologia utilizada é a de gerenciamento de resultados, traçado a partir do projeto estratégico ou do plano empresarial da instituição.

O PROAMA oferece ainda um portal onde estão disponíveis materiais didáticos, cursos on-line e divulgação de eventos sobre maturidade na gestão hospitalar.

Etapas do programa

  • Revisão do plano empresarial

No primeiro mês, os gestores participam de um workshop de apresentação de ferramentas de gestão estratégica. De forma individual, é realizada a definição ou revisão do plano empresarial da instituição, de seu posicionamento estratégico, missão, visão e valores. Também é feita uma avaliação de cenários para a definição da estratégia e, a partir dela, a elaboração de metas, projetos e do orçamento empresarial.

  • Indicadores de gestão

A partir do segundo mês, começa a ser definido os indicadores da gestão estratégica e das seguintes áreas: assistencial, suprimentos, faturamento SUS, faturamento convênios, controladoria financeira e área de apoio.

Capacitação

Uma série de capacitações é oferecida aos participantes a partir do terceiro mês. Cinco gestores de cada instituição de Saúde integram um programa de formação, que tem duração de 160 horas e é composto por dez módulos, com ênfase em: estratégia, finanças, gestão de faturamento SUS, gestão de faturamento convênio, gestão de processos de negócios, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão de TI, gestão de suprimentos e acreditação.

Revisão e discussão de processos

Durante o programa, os gestores terão a oportunidade de revisar os principais processos das instituições para identificar oportunidades de melhoria na operação e avaliar se o modelo de operação atual atende aos objetivos de eficácia, eficiência e qualidade definidos pela empresa.

Inicialmente, os gestores participam de um workshop sobre o que é um processo e sua importância. Em outro momento, terão contato com um modelo de referência que reúne as melhores práticas de operação para uma unidade de Saúde. A partir desse modelo, os gestores debatem qual é o mais adequado para sua instituição.

Por fim, é feito um mapeamento para avaliar o sistema de gestão atual da unidade de Saúde e verificar a necessidade de ajustes para a implantação do novo modelo.

Encontro de gestores

A cada quatro meses, os gestores das instituições se encontram para discutir temas de gestão e atualidades. A ideia é promover o relacionamento e troca de experiências entre os participantes.

Avaliação de resultados

As Reuniões Mensais de Acompanhamento de Resultado (Remar) são momentos de avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento dos projetos. As reuniões são realizadas com a direção da instituição, que apresenta o resultado por meio dos indicadores de gestão de suas áreas e os projetos sob sua responsabilidade.

Mentoring

O PROAMA inclui atividades de mentoring, que são a aplicação prática dos conhecimentos de gestão. Elas são realizadas por especialistas nas áreas de suprimentos, assistencial, faturamento SUS, faturamentos de convênios, financeira, TI e gestão de processos.


15 de março de 2017 | Atualizado dia 22 de outubro de 2018


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos