Gestão da Saúde

Profissionalizar a gestão é desafio para clínicas e consultórios

Para o especialista em gestão de clínicas e consultórios do GesSaúde Pra você, esse foi o principal aprendizado promovido pela Covid-19

Por GesSaúde Pra Você

A gestão de clínicas e consultórios ainda precisa se profissionalizar. O uso de novas tecnologias, aliado com processos bem elaborados e amparados por indicadores de desempenho são alguns dos desafios fundamentais para a operação desses negócios. O médico e especialista em gestão de clínicas e consultórios, Rodrigo Leite, vai mais afundo: o gerenciamento de pessoas também é peça essencial para a manutenção dessas organizações de Saúde. Leite faz parte do conjunto de profissionais do GesSaúde Pra Você, uma plataforma online de aprimoramento dos conceitos de gestão.

Ao relembrar a crise proporcionada pela Covid-19, o médico ressalta que um dos aprendizados foi a adaptação rápida. “Os proprietários de clínicas e médicos que tinham seu próprio consultório tiveram que redefinir o modelo de operação em vista da queda abrupta de consultas e procedimentos”, descreveu. “Na retomada econômica, as instituições que tinham mais afinidade com o trabalho online vão se estruturar de forma mais rápida. A pandemia, por exemplo, permitiu a oficialização da telemedicina. Isso não tem volta e muitos médicos precisam de adaptar às novas tecnologias para manterem a saúde física das clínicas e consultórios”, reforçou Leite. 

Gestão de pessoas

Outro fator importante para a gestão das instituições é a gestão dos recursos humanos. O especialista do GesSaúde Pra Você explica que, apesar da diferença do espaço físico, a gestão de consultórios pouco se difere da hospitalar. “Os mesmos cuidados para gerir um hospital devem ser aplicados para clínicas e consultórios de pequeno e médio portes. No ambiente de pandemia, os médicos e gestores à frente desses negócios sentiram a necessidade de aprender e desenvolver o gerenciamento de pessoas. Por exemplo, afastar funcionários que fazem parte dos grupos de risco, acalmar e orientar aqueles que precisavam, etc.”

O doutor Rodrigo Leite também reforça o desafio de restabelecer as finanças das clínicas e consultório. A equipe médica sofreu um baque por conta do número de atendimentos que caíram de forma abrupta. A pandemia mostrou que precisamos estar preparados para a diversidade. Viver pensando em possíveis desafios e cenários adversos. Reavaliar os planos de Saúde, ponderar aquele que têm um retorno financeiro maior, com menor glosas; realizar um planejamento estratégico focado no funcionamento do consultório, fazer previsões, saber os custos fixos e variáveis. É por isso que a gestão da clínica precisa se profissionalizar”, afirmou.

GesSaúde Pra Você

A GesSaúde Pra Você é uma plataforma online de informação e formação em gestão, tecnologia e inovação na Saúde. O foco é o crescimento, desenvolvimento e atualização dos profissionais que atuam no setor. Conheça a equipe multidisciplinar de especialistas: https://gessaudepravc.com.br/

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas