Saúde 4.0: o impacto da tecnologia na gestão hospitalar - GesSaúde
Voltar

Saúde 4.0: o impacto da tecnologia na gestão hospitalar

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Especialista em Saúde Digital detalha o potencial de transformação das organizações diante das novas tecnologias

Por Editorial GesSaúde

A relação entre instituições de Saúde, pacientes e profissionais está em constante transformação. As novas tecnologias são as principais responsáveis pelo empoderamento do paciente, as novas formas de acesso aos serviços de Saúde e também pelo surgimento de modelos de assistência e de negócios diferenciados. Gerir esse cenário é um dos grandes desafios atuais das organizações. Esse assunto será aprofundado por Renato Sabbatini, biocientista e especialista em Saúde Digital que será um dos congressistas do II Congresso Brasileiro de Maturidade de Gestão Hospitalar, promovido pela Comunidade Maturidade de Gestão.

Professor de informática médica da Unicamp e da Escola Bahiana de Medicina, Sabbatini será o responsável pelo painel “Saúde Digital: A revolução dentro da revolução”. O foco da apresentação será a forma como a Saúde 4.0 está alterando todas as características do setor (da operação do negócio até o envolvimento com novos perfis de clientes). 

De acordo com o professor, os profissionais da Saúde devem estar preparados para a revolução que está em curso. E a principal mudança é a forma de interação com o paciente. “Uma parte da Saúde Digital que sempre foi esquecida é o paciente. Quando a revolução digital aconteceu, o paciente era apenas um consumidor de serviços e não podia dar palpite. Toda a coleta de dados acontecia com um intermediário, no caso, os profissionais de Saúde. Só que agora, com os wearables devices, novas tecnologias e acesso aos aplicativos de informações médicas, temos um novo tipo de paciente: o e-paciente ou paciente eletrônico”, descreveu o professor. 

Dentro dessa visão, médicos, enfermeiros e demais profissionais de assistência devem estar atualizados para as novas formas de atendimento. Conforme Sabbatini, já existem tecnologias capazes de monitorar em tempo real sinais vitais do corpo, alterações hormonais e outros dados que antes eram coletados apenas em laboratórios, clínicas e consultórios. “A digitalização está abrangendo o engajamento do paciente no tratamento. Ele passa não apenas a avaliar os serviços que está recebendo, mas também a contribuir, como, por exemplo, incluindo dados em seu prontuário.”

O especialista garante que se trata de uma revolução cultural. Nela o paciente passa a ser colaborador do médico – e será fundamental que profissional e gestores saibam como lidar com essa nova realidade.

O Congresso

O II Congresso Brasileiro de Maturidade de Gestão Hospitalar ocorre em São Paulo, no dia 24 de outubro. O encontro será no Hotel Novotel Jaraguá Conventions que fica localizado na Rua Martins Fontes, nº 71, Centro. Venha participar da transformação na Saúde do País. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial do Congresso: https://www.congressomatgestao2019.com/

 Leia também:

Gestão de mudanças: a organização está preparada para melhorar a operação?

Times de resposta rápida: estratégia é voltada para aumentar a segurança do paciente

Process mining: mineração de processos para aumentar a eficiência da operação


18 de julho de 2019 | Atualizado dia 6 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos