Termo de consentimento: mais burocracia ou cuidado centrado no paciente? - GesSaúde
Voltar

Termo de consentimento: mais burocracia ou cuidado centrado no paciente?

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Olá pessoal, hoje vamos conversar um pouco sobre um tema que sempre gera muita polêmica: o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que aqui vamos chamar simplesmente de Termo, ok?

por Alexandre Bomfim

Em uma recente reunião com um dos nossos clientes de consultoria, perguntei para um grupo de sete ou oito lideranças:  para que serve o Termo? Após alguns instantes de silêncio e perplexidade alguém se arrisca a responder: para a segurança jurídica do hospital e dos profissionais.

Convido você a reproduzir esta pergunta em sua organização e levantar as respostas; imagino que possa vir algo nesta direção.

De verdade, as pessoas acham que o Termo de Consentimento pode impedir o paciente ou seus familiares de processar o hospital. E, ainda que seja um movido um processo contra a organização, o Termo, por si só, exima o hospital e o médico da responsabilidade pelo procedimento.

Não sou advogado, mas sugiro que, se você se identificou com algumas dessas afirmações, converse com o jurídico da sua instituição para ter uma orientação.

Claro que ter o Termo é melhor que não ter, mas o documento deve ser a materialização de um “momento clínico”, em que o médico explica ao paciente o procedimento proposto, seus riscos, seus benefícios e as opções disponíveis.

Com o consentimento e ao longo de toda a relação, o paciente pode tirar suas dúvidas, declarar se entendeu o que será feito e confirmar que está plenamente de acordo. A qualquer momento, ele pode revogar esta autorização e recusar o procedimento.  

Deste momento deve emergir um acordo, um trato, entre o médico e o paciente: o Termo de Consentimento. Claro que, não estou falando de casos de risco de morte, de incapacidade ou mesmo de situações limite de discussões bioéticas. Estamos falando do dia a dia, daquela cirurgia eletiva, daquele exame contrastado ou do uso daquele tratamento de alto risco.

Logo, se este momento não está acontecendo ou está frágil, estamos comprometendo um dos aspectos mais fundamentais da atenção centrada no paciente e perdendo a oportunidade de engajamento e participação da pessoa em seu processo de cuidado. Nessa hora a sensação para todos é de uma etapa exclusivamente burocrática e sem valor agregado.

Os desafios para a implementação robusta de uma Política de Termo de Consentimento são grandes, mas este assunto tem que entrar na pauta da gestão por uma visão além da jurídica.

Conte para a gente como está esse momento clínico na sua instituição. Quem aplica o Termo? Em que momento? O paciente entende tudo que está ali escrito? Os riscos e as alternativas estão mencionados? Você pode usar os canais da GesSaúde ou mandar um e-mail para alexandre@papaiaazul.com.br

Alexandre Bomfim Faria Santos é Consultor Médico na Papaia Azul Gestão em Saúde e acredita no bom relacionamento médico/ paciente para a obtenção dos melhores resultados.

Saiba mais:

Gestão de Pessoas: como enganjar profissionais de Saúde para o uso da tecnologia

Organizacoes de Saúde são as mais impactadas por nova Lei de Protecao de Dados

Por que fazemos as mesmas coisas sempre e por que não aceitamos as mudanças

 


23 de agosto de 2018 | Atualizado dia 15 de outubro de 2018


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos