Transformação digital: prepare o hospital para essa onda - GesSaúde
Voltar

Transformação digital: prepare o hospital para essa onda

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Tendência vai muito além da informatização e promete revolucionar a Saúde, mas é preciso maturidade de gestão para não morrer na praia

Roberto Gordilho

Eu tinha 20 e poucos anos quando notei que a informatização era uma onda avassaladora sobre o mercado corporativo. Fundei minha primeira empresa e, com mais alguns sócios, programava softwares durante as noites e, de manhã e à tarde, fazia reuniões com potenciais clientes. Todas essas conversas eram baseadas na seguinte premissa: “a questão não é se você vai se informatizar, mas quando“. Minha companhia foi a primeira da Bahia a ofertar soluções integradas de gestão empresarial (ERP).

Estava claro para mim, e eu fazia questão de deixar isso claro também para os clientes, que não havia jeito de voltar atrás. Quem não se adaptasse, em primeiro lugar, perderia chance de crescer. Contudo, à medida que o cenário fosse se consolidando, a ideia era se informatizar para não morrer – e muitos morreram.

Uma onda parecida com essa passa agora sobre nossas cabeças e afogará muitos desavisados – aqueles que ficam olhando somente para os próprios pés. Estou falando da transformação digital.

O cenário não é o mesmo de há 30 anos, quando a informatização trazia fortemente o conceito de automação de processos para ganho de eficiência. Por mais que muito fornecedor fique com os pelos da nuca eriçados, na iminência de vender mais soluções de TI, não é disso que se trata. A transformação digital traz consigo uma revolução na forma de pensar o negócio. E, na Saúde, está intimamente ligada à evolução da maturidade de gestão hospitalar.

Apenas comprar mais software não vai resolver. Isso é discurso de vendedor.

Obviamente que o item tecnologia é muito importante nesse processo, mas os pilares pessoas e processos fecham a composição do tripé, que deve ser gerido por líderes que estejam dispostos a extrair da digitalização do hospital processos mais seguros e um negócio que tenha o paciente no centro. Ele, o paciente, é o rei – e não mais apenas os diferenciais de gestão ou de equipamentos do hospital.

E a transformação digital só é efetiva com a gestão madura. Esses dois movimentos ocorrem, então, de mãos dadas, porque ambos pressupõe revisão de  processos, governança corporativa, gestão de pessoas, tecnologia e a estratégia empresarial como um todo.

Uma coisa é automatizar processos de baixa inteligência. Outra é usar a tecnologia para colher dados e identificar padrões que permitam uma mudança processual e gerencial que realmente transforme a forma de operar e se relacionar com o cliente (paciente). A transformação digital permite identificar gargalos, pontos de melhoria, trabalhar questões de eficiência de uma forma não só ligada à operação, mas no sentido de qualidade global e segurança da informação, com o conceito do eletrônico fim a fim em  que o paciente está no centro.

Uma coisa, por exemplo, é um hospital que trabalha com processo de triagem e condução do paciente totalmente informatizado: a pessoa recebe uma senha assim que chega na recepção e tem todas as atividades e histórico integrados ao seu prontuário eletrônico do paciente (PEP). Isso tudo agrega muito valor e facilita o trabalho de todos. Mas ainda é automação de processos.

A transformação digital não melhora esse cenário, ela revoluciona. Pense  nos bancos: economizaram bilhões terceirizando o trabalho da boca do caixa para seu cliente. Nós efetuamos o pagamento de contas para eles sem cobrar nada por isso, apenas pela facilidade e conveniência do internet banking.  O mesmo ocorre com o varejo. Quanto ele não perdeu, ou ganhou,  desde que o e-commerce surgiu?

Agora, imagine um paciente chegando a um hospital previamente identificado pelo seu smartphone, com procedimentos já autorizados pela operadora do plano de Saúde, já tendo feito um primeiro contato, a distância, com seu médico, e com todas as informações de saúde disponíveis? E falo todas, afinal, com tantas pulseiras e gadgets que captam movimentos, temperatura, batimentos cardíacos e muito mais, monitorar nossa saúde vai fazer parte do dia a dia das instituições, e isso é muito mais que tratar doenças. Quanto uma mudança como essa não vai economizar em tempo de espera, equipe, e proporcionar qualidade de vida para as pessoas? Qual o impacto sobre a segurança do paciente? Parece cena de filme de ficção científica? Vai por mim: esse cenário é tão futurista hoje quanto era um ERP era na década de 1980.

Eu vejo, em um futuro próximo, as instituições efetivamente se transformarem em organizações de saúde, onde a prevenção e educação serão tão ou mais importantes que a cura. Essa é a verdadeira transformação digital.

E eu te pergunto: vai pegar essa onda ou vai se afogar?

Roberto Gordilho é fundador da GesSaúde, mestrando em administração, especialista em sistemas de informação, engenharia de software, desenvolvimento web e em finanças, contabilidade e auditoria, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de tecnologia e gestão, sendo 15 na área da Saúde.

Saiba mais:

Como evoluir a maturidade de gestão hospitalar com a transformação digital

Fusões e aquisições na Saúde: ou hospital amadurece a gestão, ou morre

Maturidade de gestão hospitalar: hospitais devem se juntar para sobreviver

Foto: Depositphotos


8 de agosto de 2017 | Atualizado dia 17 de janeiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Crise em Hospitais

Times de trabalho no combate ao coronavírus

Para que a operação da organização possa enfrentar a pandemia do coronavírus de forma coesa, os times de trabalho devem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Comunicação auxilia gestão de crise nos hospitais

Todos os colaboradores devem ser orientados a tratar de forma correta as informações para evitar prejuízos na gestão de crise…Leia mais.

Gestão da Saúde

Mudanças na Saúde: setor em constante transformação

Ainda assim, é possível encontrar profissionais e gestores que não compreendem as mudanças na Saúde Por Roberto Gordilho A Saúde…Leia mais.

Gestão da Saúde

O impacto das redes sociais na Saúde

As redes sociais podem contribuir para o processo de desenvolvimento de carreira e também para os negócios no setor Por…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos otimiza a experiência do cliente

O uso de novas tecnologias pode melhorar a gestão de processos, mas é preciso garantir a melhor experiência do cliente…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

A importância do processo organizacional para o negócio

Na Saúde, a operação das instituições devem refletir em sustentabilidade, por isso, é necessário a implementação do processo organizacional Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o que é cultura organizacional na Saúde

Objetivos, metas e o que a organização transparece para a sociedade fazem parte da cultura organizacional Por Fabiana Freitas Quando…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

O valor do BPMN para a Saúde

Antes de automatizar os processos, é preciso atender a todas as regras rígidas do BPMN para garantir a fluidez na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Revolução 4.0 e a estabilidade organizacional na Saúde

Novas tecnologias, modelos de relacionamento e mudanças na operação fazem parte da Revolução 4.0 na Saúde Por Fabiana Freitas A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Novas vagas vão surgir para os gestores extraordinários

A Saúde vai oferecer diversas vagas voltadas para pessoas altamente qualificadas e capacitadas: os gestores extraordinários Por Roberto Goridlho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Conheça o passo a passo da modelagem de processos

O aprofundamento de cada etapa das atividades da operação é essencial para a modelagem de processos Por Fabiana Freitas Otimizar…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância de conhecer as áreas da instituição

O mapeamento de atividades e o conhecimento de cada profissional são essenciais para gestão da Saúde Por Fabiana Freitas Na…Leia mais.

Gestão da Saúde

Formação profissional na Saúde: como está a sua?

Gestores e profissionais da Saúde que buscam carreira sólida no setor devem investir na atualização e formação profissional Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

A consumerização da Saúde vai transformar os serviços

Compreender o cliente como consumidor e entregar comodidade faz parte da consumerização da Saúde Por Roberto Gordilho As diversas transformações…Leia mais.

Gestão da Saúde

Desenvolvimento profissional: como aumentar as oportunidades na Saúde

Boa formação acadêmica, objetivos traçados e atualização constante fazem parte do desenvolvimento profissional Por Roberto Gordilho Um questionamento recorrente em…Leia mais.

Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

Gestão de processos: antes do sistema, conheça as rotinas

A tecnologia só será viável com uma gestão de processos eficaz e organizada dentro da organização de Saúde Por Fabiana…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão da Saúde: a importância da profissionalização

2020 será o ano da profissionalização da gestão da Saúde, que cada vez mais necessita de gestores extraordinários Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Saúde: crise ou novas oportunidades profissionais?

Conhecer e saber aplicar conceitos modernos de gestão é um diferencial competitivo para novas oportunidades profissionais Por Roberto Gordilho Diversas…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico é responsabilidade de todos

Todos os envolvidos na operação do negócio devem ter acesso ao planejamento estratégico para melhor implantá-lo Por Roberto Gordilho Em…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos