Gestão da Saúde

Transformações no trabalho: o mundo além do home office

Novos paradigmas e formas de relacionamento estão entre as transformações inerentes ao mercado de trabalho, e o home office é apenas a ponta do iceberg

Por Roberto Gordilho

Segundo a Consultoria Michael Page “todos os dias, o mercado de trabalho passa por processos de transformação. Assim como a sociedade de modo geral, o meio corporativo e as tarefas do dia a dia são impactados pelo alto e rápido desenvolvimento da tecnologia e da ciência.”

Em sua seção Estudos e Tendências” a Michael Page apresenta as oito transformações e tendências que vão impactar o mercado de trabalho nos próximos anos que são:

  • mais concorrência profissional,
  • adeus ao trabalho de uma vida inteira,
  • mais estudos, escritório onde você quiser,
  • desenvolvimento tecnológico,
  • globalização econômica e novas profissões.

Quando observamos as tendências, vemos que o processo de antecipação gerado pelo efeito COVID-19 está efetivamente antecipando em alguns anos essas transformações na Saúde. De modo que , a aplicação imediata do home office despertou em muitas instituições a possibilidade de alterações do trabalho remoto em uma realidade definitiva para muitas áreas. Isso abre espaço para pensar e sair de um processo de contratação local para incluir a possibilidade de contratação em todo o Brasil, o que vai aumentar a concorrência por bons profissionais e pode gerar uma maior qualificação nas áreas afetadas.

Outras tendências muito forte são o “mais estudos” e “adeus ao trabalho de uma vida inteira”. Na prática, elas significam necessidade de aprendizado continuado e acompanhamento da evolução do mercado com o surgimento de outra tendência também revolucionária: o surgimento de novas profissões. Por exemplo, a medicina que será fortemente impactada pela inteligência artificial e algumas especialidades desaparecerão e outras surgirão. O mesmo vai ocorrer nas áreas de gestão em que a evolução e digitalização dos processos vai transformar as muitas atividades.

Home office

Quando o estudo fala de “escritório onde você quiser” nos remetemos ao home office. Mas, em verdade esse termo é muito mais amplo. O trabalho remoto é literalmente onde você quiser. Pode ser no escritório, coworking, casa, viagem, parque, literalmente é um descolamento da atividade com o local onde é realizada que pode ser pensada para todo tipo de atuação em que não é necessário contato físico, o mundo está mudando rápido.

Todo este movimento vai gerar um novo desafio para os gestores e para a área de recursos humanos. Afinal, é uma mudança significativa de paradigma, saímos do PCC (planejamento, comando e controle) para um modelo mais focado em resultados com base em autonomia e flexibilidade, é um processo de gestão completamente diferente que vai requerer uma grande adaptação de processos e mindset.

Novo normal

Quando avaliamos as tendências em conjunto vemos que será necessário uma grande adaptação de nossas instituições e gestores para os novos tempos. Em um cenário onde ainda imperam paradigmas de gestão do século XIX é muito provável que grande parte das instituições não passarão pelo século XX, pois serão forçadas a pular direto para o século XXI. Ou seja, não temos mais tempo para evoluções lentas e graduais. Cada vez mais o mercado e está entendendo que velocidade e agilidade são requisitos fundamentais para ter sucesso neste mundo em transformação e a adaptação da sua relação com os colaboradores terá que seguir a mesma lógica de todos os outros setores da economia.

O tempo de medicina do século XXI e gestão do século XIX convivendo juntos na mesma instituição definitivamente precisa chegar ao fim.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas