Value-based Healthcare: estratégia para melhorar a qualidade e reduzir os custos - GesSaúde
Voltar

Value-based Healthcare: estratégia para melhorar a qualidade e reduzir os custos

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Conceito otimiza a gestão hospitalar fornecendo valor nos serviços de Saúde e ampliando a experiência do cliente

Por Editorial GesSaúde

Agregar valor ao negócio aliando qualidade e otimização dos recursos é uma das formas de garantir a sustentabilidade de uma organização de Saúde. Esse é uma das características do conceito Value-based Healthcare (VBHC), um sistema desenvolvido nos Estados Unidos para reestruturar os sistemas de Saúde tendo como foco principal o valor gerado para o paciente. No cenário do mercado nacional, em que o fee-for-service está dando lugar para o modelo de remuneração por performance, o VBHC é uma ferramenta de estratégia empresarial que pode auxiliar as organizações de Saúde no aprimoramento dos serviços.

O VBHC foi originado pela pesquisa de Michael Porter, em 2014, na universidade de Harvard. Conforme a professora doutora, Andréia de Carvalho Andrade, docente do curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Cruzeiro do Sul, o conceito por ser traduzido como Cuidados de Saúde Baseados em Valor. “Trata-se de uma iniciativa de reestruturação dos sistemas de saúde em todo o mundo, sendo o objetivo fornecer valor em saúde para aos pacientes, conter os custos e oferecer mais conveniência e serviços ao cliente”, comentou a especialista.

Andréia esclarece que uma gestão baseada por Value-based Healthcare é necessária a implantação de indicadores para mensurar a qualidade e eficácia dos processos. “Os indicadores em Saúde são inúmeros e essenciais para todos os modelos de gestão, sendo primordial no modelo VBHC para mensurar os desfechos relatados pelo cliente”, disse. A docente cita os seguintes indicadores:

  • Satisfação do cliente
  • Taxa de ocupação
  • Taxa de mortalidade por unidade
  • Tempo médio de permanência
  • Taxa de infecção (pneumonia, infecção urinária, flebite, ferida operatória)
  • Taxa de eventos sentinela

Ainda conforme a professora, tais elementos determinam a elaboração de um Planejamento Estratégico e, consequentemente, programas de compliance para os indicadores com altas taxas. “A proposta do Value-based Healthcare é principalmente de avaliação da qualidade e eficiência dos serviços prestados. Existe uma tendência de que os hospitais cada vez mais sejam remunerados pelas operadoras de planos de saúde por resultado e desfechos e não apenas por produção.  Diante desse novo cenário, a proposta de avaliação e mensuração fazem parte do PROMS – Desfechos Medidos pelo Paciente (Patient-Reported Outcome Measure)”, citou Andréia.

Aplicação

O Instituto para Estratégia e Competitividade de Harvard fornece alguns dos pilares e estratégias para a aplicação do Value-based Healthcare nas organizações de Saúde:

  • Unidades de Prática Integrada (UPI): Organize os cuidados em torno das condições médicas do paciente e dos diferentes segmentos de pacientes;
  • Medir resultados: Princípio fundamental do VBHC, os resultados para o paciente devem ser constantemente mensurados pelos gestores;
  • Custos de mensuração: A gestão deve medir os custos reais do atendimento ao paciente;
  • Reembolso: Reembolsar o ciclo completo de cuidados para condições médicas;
  • Integração de sistemas: Integre clinicamente o atendimento em unidades e instalações separadas usando as estruturas das unidades de prática integrada;
  • Tecnologia da informação: Use a tecnologia da informação para ajudar a reestruturar a prestação de cuidados e medir com precisão os resultados.

A busca por novas práticas de gestão é uma imposição cada vez mais forte no mercado. A competitividade e complexidade da Saúde estão transformando o setor e eficiência tem sido cobrada por clientes cada vez mais empoderados pela tecnologia digital. Por isso, manter o cliente no centro do negócio com uma gestão modernizada e amparada por estratégias de melhoria de resultados é uma forma de manter o equilíbrio para o hospital.

Leia também:

Resultado e profissionalização da gestão, este é o nome do jogo na Saúde

Telemedicina ganha novas aplicações na Saúde Pública

Líder de área e dono de processos: qual a diferença e importância na gestão 


21 de Maio de 2019 | Atualizado dia 20 de Maio de 2019


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: definição de metas e indicadores

Estratégias devem ser elaboradas com o auxílio de indicadores para garantir a obtenção dos objetivos da organização de Saúde Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Plano estratégico: entenda a importância na gestão da Saúde

De forma simplificada, o plano estratégico é o resultado do planejamento estratégico e deve ser compartilhado com todas as equipes…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão hospitalar: os cinco pilares da maturidade

Focar estratégias apenas em tecnologias não garante resultados eficazes; conheça as estruturas da maturidade de gestão hospitalar  Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Experiência do cliente e a importância do BPM na Saúde

Gerenciamento de processos executado de forma eficaz contribui para a satisfação e experiência do cliente Por Fabiana Freitas A experiência…Leia mais.

Gestão da Saúde

Estratégia competitiva como forma de perpetuar a organização

Em um cenário de competitividade extrema e de transformações constantes, a estratégia competitiva é fundamental para o negócio Por Roberto…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o processo de modernização da gestão

Engajamento e treinamento de pessoas fazem parte do amadurecimento e processo de modernização da gestão Por Roberto Gordilho A visão…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestão do capital: entenda o movimento de financeirização na Saúde

De milhões para bilhões de reais, o setor de Saúde precisa de profissionalizar a gestão do capital Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Por que o modelo de remuneração torna a Saúde ineficiente

Volume de procedimentos gerado e repasse de reajustes para clientes, são algumas das dificuldades do atual modelo de remuneração Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Oportunidades de crescimento da Saúde no Brasil

Análise mercadológica e econômica apresenta bons motivos para organizações apostarem na Saúde no Brasil Por Editorial GesSaúde As oportunidades de…Leia mais.

Gestão da Saúde

A prescrição digital pode combater as fraudes de receita médica?

Por Rafael Moraes* A falsificação de documentos médicos é mais comum do que se pode imaginar. Para se ter uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders Por Roberto Gordilho…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: a importância do acompanhamento

A segurança do negócio e o alcance de metas exige acompanhamento rotineiro do planejamento estratégico Por Roberto Gordilho O final…Leia mais.

Gestão da Saúde

Cenários para enriquecer o planejamento estratégico

Ambientes externos e internos devem ser avaliados durante a produção do planejamento estratégico para a instituição Por Roberto Gordilho A…Leia mais.

Gestão da Saúde

Como alinhar a estratégia empresarial ao modelo operacional

Maturidade de gestão é o caminho para que a estratégia empresarial seja alinhada ao modelo de operação da instituição Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tempestade perfeita: por que a Saúde é diferente

Manter a segurança do negócio e o crescimento demanda buscar oportunidades nas transformações da tempestade perfeita Por Roberto Gordilho Uma…Leia mais.

Gestão da Saúde

A expectativa do cliente da Saúde mudou

Organizações precisam mudar o mindset para compreender a expectativa do cliente da Saúde Por Roberto Gordilho As  novas tecnologias, a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Planejamento estratégico: como aplicar o 5W2H na gestão da Saúde

Ferramenta auxilia a identificar e especificar estratégias que devem constar no planejamento estratégico da organização Por Editorial GesSaúde Melhorar a…Leia mais.

Gestão da Saúde

Incorporar soluções de suporte à decisão clínica ao fluxo de trabalho pode fazer a diferença na Saúde

Em épocas de internet of things (IoT), inteligência artificial, realidade aumentada, big data, fica meio difícil imaginar nossas vidas sem…Leia mais.

Gestão da Saúde

Gestores extraordinários: o passo a passo para o sucesso

Roberto Gordilho apresenta curso inovador para todos que ocupam ou querem ocupar cargos de gestão e se tornarem gestores extraordinários…Leia mais.

Gestão da Saúde

Maturidade de gestão: vídeos mais acessados de 2019

Roberto Gordilho apresenta os conceitos mais relevantes para a maturidade de gestão na Saúde no canal GesSaúde do Youtube Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O que é maturidade de gestão na Saúde

Entenda o conceito de maturidade de gestão na Saúde.

Gestão Hospitalar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os…Leia mais.

Gestão da Saúde

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

Plano de ação imediata é uma ferramenta de correção de erros a fim de antever cenários e determinar a melhor…Leia mais.

Gestão da Saúde

O plano de ação para organizações de Saúde

Ferramenta de acompanhamento do planejamento, o plano de ação é fundamental para atingir metas e objetivos Por Editorial GesSaúde Como…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidas

Estabelecer metas, avaliar e metrificar resultados fazem parte do processo do planejamento em Saúde Por Editorial GesSaúde A operação dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos