Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Bonificações, reconhecimento, acompanhamento multidisciplinar da saúde, fazem parte do case Hospital SOS Cárdio, que conquistou este ano a acreditação Qmentum International
Por Editorial GesSaúde
A cultura organizacional de uma instituição de saúde reflete seus valores e impacta na qualidade do atendimento ao paciente. Os objetivos a serem alcançados pelo hospital dependem da sinergia entre seus colaboradores, do engajamento e da compreensão da participação de cada um deles em toda a cadeia operacional da instituição. Foi para superar esses desafios que o Hospital SOS Cárdio, o maior centro de alta complexidade em cardiologia de Santa Catarina, aplicou estratégias de valorização e retenção do capital humano que culminou no reconhecimento pela acreditação Qmentum Internacional, nível Diamond.
Aprimoradas ao longo de dois anos, as ações incluíram programas de incentivo e engajamento, além de comunicações internas para reforçar o valor de cada profissional para o hospital como um todo. “Envolvemos todas as equipes, inclusive aquelas que não se relacionam com o paciente diretamente. Nosso objetivo foi demonstrar que qualquer melhoria na rotina tem um impacto direto no atendimento e na segurança do paciente”, explicou Maria Júlia Búrigo Trento, diretora de Recursos Humanos do Hospital SOS Cárdio.
O projeto, conforme Maria Júlia, contou com quatro frentes de atuação:
No processo de transformação dentro dos padrões Qmentum, diversas políticas internas foram criadas para melhorar o atendimento às demandas do hospital. Durante os trabalhos de valorização e engajamento das equipes frente a essas novidades, os gestores de cada área foram essenciais. “Foi um diferencial com o qual o hospital já contava. Nosso grupo de gestores sempre foi muito engajado e, por isso, bastou que eles desenvolvessem e levassem essa percepção de importância da segurança do paciente para todos os colaboradores, explicando os impactos de cada função na assistência direta”, explicou a diretora de Recursos Humanos.
Leia também:
Conheça 4 principais benefícios da gestão do conhecimento para organizações de Saúde
5 princípios de gestão hospitalar que os novos médicos devem conhecer
Hospital digital: revisão de processos deve ser feita antes de investir em tecnologia
21 de novembro de 2019 | Atualizado dia 28 de novembro de 2019
Gerenciamento orientado à estratégia da organização e visão orgânica, são alguns dos ganhos com a gestão por processos Por Editorial…Leia mais.
A gestão do tempo está relacionada ao planejamento e execução de prioridades na carreira e cotidiano da Saúde Por Editorial…Leia mais.
Para uma boa experiência do paciente são necessários integração de processos e equipes, visão holística e foco nos resultados Por…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos