Voltar

Conheça 5 disciplinas de gestão para profissionais de sucesso

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Não basta conhecer as principais disciplinas de gestão, é preciso ter organização e método para aplicá-las e atingir os resultados de forma contínua e consistente

Por Roberto Gordilho

O mundo da Saúde está cada vez mais empresarializado. E isso é ótimo, e implica em muitas oportunidades para se desenvolver nas organizações, porém os gestores precisam entregar resultados de forma contínua e consistente para aproveitar estas oportunidades. Afinal, como qualquer negócio, as instituições da Saúde precisam de sustentabilidade e enfrentam uma dinâmica de concorrência cada vez mais desafiadora. 

Hoje apresento a vocês as 5 disciplinas de gestão que podem contribuir para sua carreira e permitir que você seja reconhecido pela entrega de resultados e capacidade de organizar e planejar. Conheça abaixo:

  • 1- Estratégia

Estratégia significa ter capacidade de planejar o trabalho, ou seja, definir um objetivo e traçar o caminho até ele. Essa habilidade de gestão é crucial para desenvolver sua carreira em um momento no qual as organizações estão adotando um modelo mais empresarial. Cada área tem um objetivo, um resultado a ser entregue de forma a contribuir para o crescimento do negócio. Por isso, é fundamental que o gestor saiba planejar como a equipe vai atingir o objetivo e conduzi-la ao sucesso.

  • 2- Liderança

Muitos profissionais pensam que liderança é uma habilidade nata. Muito pelo contrário. Ela pode e deve ser aprendida e aprimorada ao longo da vida e da carreira. Liderar é fazer com que as pessoas lutem pela aspiração compartilhada. Para isso, é preciso transformar o resultado da área em um objetivo compartilhado, orientando e motivando as pessoas do seu time para alcançá-lo. 

  • 3- Gestão de Pessoas

Gerir pessoas é uma das habilidades de gestão mais íntimas da Saúde. Afinal, trata-se de um setor feito por pessoas que cuidam de pessoas. Tudo gira em torno de seres humanos. Portanto, o gestor deve desenvolver capacidades como motivar, engajar e fornecer senso de pertencimento às suas equipes. Gerir pessoas é conhecer suas capacidades profissionais e perfis pessoais. Assim, é possível posicioná-las em lugares onde podem contribuir da melhor forma para a obtenção do resultado. 

  • 4- Gestão de Processos

Os processos são a regra do jogo. Eles formam o modelo de como sua área funciona. O gestor que está em busca de eficiência precisa conhecer seus processos profundamente, e não apenas as partes pelas quais sua área é diretamente responsável, mas também todas as implicações dos processos antes e depois de chegarem ao setor no qual se atua. Caso contrário, você pode gastar energia e atenção em atividades que pouco ou nada contribuem para a entrega do resultado. 

Uma boa gestão de processos consiste em dar fluidez e racionalidade para a forma como as tarefas são executadas. Aqui entra a primeira disciplina de gestão: capacidade de planejamento. Cada processo possui uma entrada e saída. É fundamental saber organizar de forma que o resultado aconteça com menos desperdício de tempo e energia, de forma a entregar o melhor desfecho para a continuidade do processo. 

  • 5- Tecnologias de Gestão

Você não precisa ser um expert em tecnologias de gestão para fazer um bom trabalho. Contudo, é importante que você saiba enxergar soluções dentro do mundo tecnológico que contribuam para o aumento de eficiência da sua área. As plataformas de gestão podem melhorar a condução dos processos, contribuir para o engajamento das pessoas e fazer com que resultados sejam alcançados com menos esforço. 

Até aqui você conheceu as principais disciplinas de gestão que fazem o diferencial no mundo empresarial. Porém, é preciso ter organização e ter método. Tudo isso forma o DOM da Gestão em Saúde (Disciplina, Organização e Método), que permite a você se tornar um profissional que entrega resultados acima da média de forma contínua e consistente. 


17 de maio de 2022 | Atualizado dia 17 de maio de 2022


ÚLTIMAS POSTAGENS

Estratégia Empresarial

Planejamento tático e operacional: a importância de envolver pessoas

A continuidade do planejamento estratégico acontece nos níveis tático e operacional, em que a atuação das pessoas de forma engajada…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Entenda como o planejamento é importante na Saúde

Com a empresarização do setor, dominar o planejamento estratégico é requisito básico; Desdobrá-lo em ações e ampliar o engajamento se…Leia mais.

Carreiras

O grande erro que impede seu crescimento profissional

Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos