Gestão da Saúde

Conheça o DOM da gestão da Saúde

Fazer gestão é ter DOM (disciplina,organização e método) para otimizar trabalho das equipes e entregar os resultados planejados

Por Roberto Gordilho

A concorrência na Saúde está cada vez mais acirrada. E isso não se deve apenas à chegada de novos players no setor. Com demandas e exigências cada vez maiores por parte dos clientes, as instituições estão em constante busca por equilíbrio e inovação. E dessa forma, a responsabilidade dos gestores por resultados cresce ainda mais. É preciso atualizar os conhecimentos e habilidades de gestão e compreender que sem o DOM (disciplina, organização e método) a rotina organizacional se limita ao micro gerenciamento de tarefas e apagar incêndios diários. 

Enquanto a sociedade já começa a dar sinais de uma retomada econômica, a Saúde se encontra imersa em transformações que abrem portas para profissionais com capacidade de gestão. Eles vão avançar profissionalmente muito mais que aqueles que preferem se manter na zona de conforto. Para se ter uma ideia, pesquisa da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde) mostrou que 2021 fechou com saldo positivo de novas oportunidades preenchidas no setor. 

Desde março de 2020 foram registradas 268.561 mil novas contratações, um crescimento superior a 93% no somatório até o encerramento do ano de 2021 em comparação aos anos anteriores ao período de amostragem.

Gestão

É bem verdade que muitas destas contratações foram devidas a pandemia do Covid-19. Ainda assim, as equipes precisam ser gerenciadas e todas as organizações estão passando por um momento de adequar seus processos de gestão. 

Com tantas posições sendo ocupadas, o desafio para se destacar é entregar os resultados  e quebrar o ciclo de problemas urgentes todos os dias. As instituições precisam de equilíbrio para abrir espaço à inovação e fortalecer a sustentabilidade do negócio.

E para isso é necessário disciplina, organização e método, o DOM da gestão. São expressões cujo significado em nada tem a ver com conceitos abstratos e intangíveis. São habilidades técnicas e que precisam ser aperfeiçoadas continuamente.

O profissional que se destaca no momento precisa entender como desenvolver sua área e equipes para contribuir com o crescimento da organização. Nesse sentido, fazer gestão significa, por exemplo:

  • Definir metas: construir um modelo de comunicação clara com sua equipe e apresentar as metas que devem ser atingidas em marcos temporais: por semana, mês e anualmente;
  • Gestão de processos: é preciso ajustar os processos e adequá-los a cada momento vivenciado pela organização para alcançar a máxima eficiência. Os processos são a base da operação e precisam estar condizentes com a realidade e estrutura do negócio e os objetivos a serem alcançados. 
  • Resultados: são fundamentais para o reconhecimento e o crescimento profissional dentro dainstituição. É preciso definir quais são os resultados que devem ser entregues pela sua área. Mais que isso, o gestor deve saber apresentá-los e motivar a equipe a alcancá-los.

É preciso estar em sintonia com a estratégia da organização para conduzir pessoas e rotinas rumo aos resultados. Sem o DOM, o cotidiano segue turbulento e repleto de incêndios a serem apagados.

O profissional que almeja crescimento profissional e  reconhecimento precisa se sentir inconformado com tal realidade. É preciso aprimorar os conhecimentos e habilidades de gestão, aplicar as metodologias e entregar os resultados que de fato farão o diferencial. Ou seja, desenvolver o DOM da gestão implica em constante aprimoramento e aprendizado das técnicas e conceitos de gerenciamento organizacional. 

Portanto, o primeiro passo é mudar o pensamento, compreender que sem entregar resultados planejados pela organização o crescimento profissional encontra desafios cada vez mais difíceis de serem transpostos. Liderança, gestão de pessoas, gestão de processos e  tecnologias de gestão são a base para construir os resultados que vão transformar sua vida profissional em organizações de Saúde.

Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas