Voltar

Construindo oportunidades na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Trabalhar e se esforçar muito são obrigações; para construir novas oportunidades na Saúde é preciso mudança de cultura e atitudes

Por Roberto Gordilho

Por diversas vezes tive que responder à seguinte dúvida de alunos: se trabalho e esforço diários não geram novas oportunidades na Saúde, o que estamos fazendo de errado? Pois bem. O mercado está passando por transformações profundas. As organizações precisam de profissionais atualizados e com habilidades que entregam resultados e eficiência. Isso, contudo, não significa que as novas oportunidades vão surgir automaticamente. Devem ser construídas – o que é diferente de esperar passivamente que elas aconteçam.

Vídeo: Mantenha o universo que você controla

A mudança de cultura, juntamente com a tomada de ações estratégicas, é fundamental para se conquistar novas oportunidades. Dessa forma, o profissional não pode acreditar que oportunidade é fruto de uma ação de terceiros. Ou seja, se a pessoa quer se destacar no mercado, é necessário ir além de trabalhar com foco e determinação. É preciso externar a energia que vai conquistar as novas oportunidades na Saúde. Isso significa ter estratégia, traçar objetivos e saber apresentar suas habilidades – o que está muito distante das mensagens de auto ajuda. 

O primeiro passo é identificar os objetivos, estejam eles dentro ou fora da organização de Saúde que você atua. Assim, a próxima etapa está relacionada à mudança de comportamento e cultura. Comporte-se como se já tivesse conquistado a oportunidade almejada. Novamente, aqui é preciso ter estratégia, desenvolvimento e evolução profissional:

As pessoas ao seu redor precisam enxergar a evolução e transformação pela qual está passando. Isso difere de adotar um comportamento egocêntrico. Evoluir as habilidades profissionais é fundamental para ter um comportamento adequado à posição que se quer alcançar. Por exemplo, se o objetivo é conquistar uma oportunidade de gerência, invista em aprender as aptidões características para o cargo. Pratique-as na rotina e, dessa forma, mude a visão das pessoas.  

Perfil

Invariavelmente diversos profissionais não atingiram as oportunidades na Saúde pois foram considerados não ter o perfil necessário. Ou seja, os gestores de outras organizações ou mesmo da própria instituição entenderam que o profissional não demonstra ter as condições de ocupar determinado posto. Cada nível de gestão requer um conjunto específico de domínio de métodos e prática da execução. Por isso, é fundamental investir tempo e – se possível – recursos na formação profissional. E entenda: o paradigma mudou. Está em extinção o cenário em que as pessoas vão desenvolver habilidades somente após conquistar uma nova oportunidade. É preciso estar preparado e saber mostrar isso para o mercado e os níveis superiores de gestão. 

É simples: com tantas transformações acontecendo de forma acelerada, as organizações de Saúde precisam de pessoas que já estejam preparadas para assumir funções de forma imediata. E, assim, serem impulsionadas para subirem patamares mais altos. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


12 de fevereiro de 2021 | Atualizado dia 12 de fevereiro de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos