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O design de serviços tem como objetivo entregar a melhor experiência possível para o cliente, para isso é preciso conhecer de fato seu perfil e necessidades
Quantas vezes você já leu ou ouviu que na Saúde é fundamental colocar o cliente no centro dos negócios? Essa urgente transformação é uma herança de outras indústrias, que compreenderam que a sustentabilidade dos empreendimentos depende da qualidade da experiência dos consumidores. O design de serviços, ou service design, em inglês, estabelece que tudo o que é ofertado por uma organização esteja em consonância com os anseios, perfil de consumo e necessidade dos clientes. Para isso, é fundamental entender quem são os Clientes que são o fim, e não o meio, de uma organização de Saúde.
Para muitos gestores, ligados ou não ao setor, desenvolver serviços e produtos cada vez mais personalizados pode parecer uma retórica óbvia. Porém, a estratégia por trás do design de serviços vai muito além da mudança de pensamento. Com tantos desafios e mudanças repentinas surgindo, a gestão por vezes pode se concentrar demais nos processos internos, deixando à margem do comportamento organizacional o relacionamento com o Cliente. Por isso, personalizar a operação dentro do conceito de design de serviços significa pensar em todos os pontos de contato entre cliente e organização. E, assim, compreender quais são as necessidades dessas pessoas e como otimizar a gestão para entregar os valores desejados.
O primeiro movimento voltado para o design de serviços aconteceu na década de 1984. Para se ter uma ideia de como essa metodologia está relacionada com os processos de gestão, o trabalho pioneiro foi elaborado por G. Lynn Shostack, executiva do setor bancário norte-americano. Em janeiro daquele ano, a então vice-presidente do Citibank publicou o artigo “Designing Services That Deliver” na revista Harvard Business Review. No documento, ela aborda a importância service blueprint, uma ferramenta de visualização gráfica que mapeia processos e identifica as funcionalidades de um determinado serviço. No ensaio Shostack já explicitava a necessidade de os gestores compreenderem realmente quais são as necessidades de seus clientes.
“O desenvolvimento de um novo serviço geralmente é caracterizado por tentativa e erro. Os desenvolvedores traduzem uma descrição subjetiva de uma necessidade em um conceito operacional que pode ter apenas uma semelhança remota com a ideia original. Ninguém quantifica sistematicamente o processo ou realiza testes para garantir que o serviço seja completo, racional e atenda à necessidade original objetivamente”, escreveu a executiva reforçando a mudança de pensamento organizacional para a consideração do perfil das pessoas atendidas por um empreendimento.
Com o ambiente altamente competitivo na Saúde, o design de serviços se apresenta como um grande diferencial para as organizações que querem se destacar e entregar novos valores que fidelizem sua clientela. Mais que isso, quando um Cliente se sente bem atendido em todos pontos de contato com a instituição, naturalmente ele se torna um divulgador da marca, atendimento, serviços e produtos ofertados. E com a revolução digital altamente acelerada, isso acontece de forma muito rápida para ambos os sentidos: caso o cliente não se sinta satisfeito, suas percepções compartilhadas colaboram para uma visão negativa do negócio.
Por isso, para desenvolver um serviço ou produto ideal, gestores e lideranças podem se valer dos princípios fundamentais do design de serviços:
Com base nesses princípios norteadores, o próximo passo para desenvolver bem o design de serviços é elencar os recursos e informações necessárias para desenvolver o produto. Para tanto, é preciso seguir 5 etapas da metodologia:
Com clientes cada vez mais satisfeitos, outro ganho para a organização de Saúde é a qualidade do clima organizacional. Afinal, por ser um setor feito por pessoas focadas em cuidar de outras, os benefícios de produtos, serviços e atendimento personalizados e com uma boa experiência integral é a satisfação dos clientes – que estão em contato direto com as diversas equipes do empreendimento.
21 de dezembro de 2021 | Atualizado dia 21 de dezembro de 2021
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