Voltar

Dicas para se destacar no mercado de Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Muitos profissionais entendem o que é gestão, mas não sabem como executar o passo a passo para alcançar resultados que importam para o negócio; aprenda como se destacar e desenvolver sua carreira

Por Roberto Gordilho

Você já participou de alguma reunião na qual as pessoas falam sobre como o trabalho deve ser organizado para alcançar os resultados? É bem provável que, apesar de possuir o conhecimento teórico, muitos não sabem, de fato executar rotinas, conduzir pessoas e gerenciar infraestrutura para que as metas e objetivos que importam para o negócio sejam conquistados. Saber o que fazer é diferente de colocar em prática as habilidades de gestão, saber fazer.

A minha dica número zero para se destacar no mercado de Saúde é aliar teoria, fundamento e prática. Afinal, para quem lida com o dia a dia de uma organização de Saúde, alguns conhecimentos são muito familiares, por exemplo:

  • Planejar
  • Definir objetivos
  • Definir metas;
  • Monitorar; 
  • Gerir pessoas;
  • Gerir processos.

Porém, o que é preciso fazer para transformar isso tudo em resultado? Aqui entra o DOM da Gestão na Saúde: Disciplina, Organização e Método.

Disciplina

Disciplina é a prática diária e focada em ampliar o esforço e a perseverança. No cotidiano da Saúde, implica em fazer o que precisa ser feito, na hora e com qualidade necessários de acordo com cada demanda, sem desculpas ou demoras, simples assim.

Organização

A organização se refere à habilidade de orientar todo o trabalho para atingir os resultados esperados. Organizar o dia, os processos, envolver pessoas e sistematizar a execução das atividades. É preciso controlar e coordenar as ações. Sempre que necessário, corrigir o andamento operacional. Além disso,a busca por eficiência é uma constante: obter mais resultados com menos esforço e desperdícios.  

Método 

Método, é um processo organizado, lógico e sistemático que vai levar a um resultado esperado. Dentro do processo de gestão, o método significa que você tem uma sequência de passos que,  executados da forma correta, vão produzir o resultado. Eu por exemplo uso e ensino o Método MGS (Maturidade de Gestão na Saúde) para as organizações e o GPS Gestor Extraordinário para o desenvolvimento profissional. 

O que são estes métodos? 

O Método MGS é um método baseado em 05 dimensões (Estratégia, Governança, Processos, Pessoas e Tecnologia) que aplicadas de forma holística e integrada leva ao aumento dos resultados da instituição. É preciso lembrar que resultados em Saúde se referem à Segurança do Paciente, Qualidade de Atendimento, Eficiência dos Processos,  Resultados Econômicos e Financeiros, exatamente nesta ordem.

GPS

O GPS Gestor Extraordinário é o método que ensino e oriento no Programa Gestores Extraordinários da Saúde e é composto de 10 passos: 

  • Defina onde quer chegar – Planejamento de vida e carreira
  • Transforme sua equipe em um time – Liderança e Gestão de Pessoas
  • Defina Objetivos Compartilhados – Estratégia
  • Defina as regras do Jogo – Processos
  • Use o máximo possível de tecnologia
  • Implante os processos e a tecnologia
  • Monitore com dados
  • Agradeça, comemore e aprenda
  • Implemente o aprendizado alcançado
  • Cuide do networking e use as redes sociais a seu favor

Em ambos os casos, corporativo e desenvolvimento pessoal, cada dimensão ou passo do método possui um conjunto definido de ações que quando implementadas vão te levar ao resultado.

Dessa forma, reunindo disciplina, organização e a aplicação dos métodos mais assertivos, é possível crescer profissionalmente. Ou seja, se tornar um profissional que entrega resultados acima da média de maneira contínua e consistente. É assim que você se destaca na Saúde, um ambiente altamente competitivo no qual poucos sabem, de fato, colocar a teoria em prática nos negócios.


19 de maio de 2022 | Atualizado dia 19 de maio de 2022


ÚLTIMAS POSTAGENS

Estratégia Empresarial

Planejamento tático e operacional: a importância de envolver pessoas

A continuidade do planejamento estratégico acontece nos níveis tático e operacional, em que a atuação das pessoas de forma engajada…Leia mais.

Estratégia Empresarial

Entenda como o planejamento é importante na Saúde

Com a empresarização do setor, dominar o planejamento estratégico é requisito básico; Desdobrá-lo em ações e ampliar o engajamento se…Leia mais.

Carreiras

O grande erro que impede seu crescimento profissional

Na Saúde, o crescimento profissional está ligado à capacidade de entregar resultados acima da média de maneira contínua e consistente…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos