Voltar

Engajamento: seja reconhecido pela evolução do seu time

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Transforme sua equipe em um time, conquiste o engajamento e se diferencie como líder e gestor da Saúde

Por Editorial GesSaúde

As  pessoas precisam de mais oportunidades e incentivos para se desenvolverem dentro de uma organização de Saúde. Fornecer um propósito compartilhado e permitir tal crescimento fazem parte da seara de habilidades que conferem reconhecimento para líderes e gestores. O setor está em busca de profissionais que, de fato, transforma suas equipes em times – com pessoas engajadas com os propósitos do negócio e que são reconhecidas. 

Em estudo elaborado pela ADP Research Institute, o engajamento foi definido como atitude positiva e de dedicação ao ambiente de trabalho e aos propósitos do negócio. A pesquisa confirmou ainda que a confiança é fundamental para conquistar o envolvimento dos colaboradores. Afinal, pessoas que confiam no líder apresentam 12 vezes mais chance de serem engajadas, ainda conforme o ADP Research Institute. Por isso, o engajamento é um fator que destaca gestores que estão atualizados com práticas modernas de liderança

Confira outros benefícios do engajamento tanto para a organização quanto para líderes e gestores que estão em busca de reconhecimento no mercado.


  • 1. Performance: pessoas engajadas com os propósitos da instituição tendem a ampliar o foco na obtenção dos resultados empresariais. Isso reflete diretamente no aumento de produtividade;
  • 2. Cultura de inovação: para conquistar o engajamento, o líder deve oferecer oportunidades para que as pessoas se desenvolvam profissionalmente. Assim, elas se sentem mais dispostas e propor ideias inovadoras para os desafios cotidianos;
  • 3. Clima organizacional: confiar no líder e ter um propósito compartilhado permite que as pessoas se relacionem de forma mais orgânica;
  • 4. Celeridade nos processos: somar cultura de inovação, confiança no líder ou gestor e relacionamento interpessoal resulta em compromisso com as entregas e a operação dos processos.
Turnover

A redução da rotatividade de pessoal é outro benefício do engajamento e que também colabora para destacar bons gestores. O turnover é calculado a partir da relação entre a saída e o ingresso de novos colaboradores na organização de Saúde. Pessoas que têm um propósito compartilhado, dificilmente buscam o desligamento pela insatisfação. Isso permite que o líder seja reconhecido principalmente pela retenção de conhecimentos e redução de despesas com rescisão de contratos.

Compartilhar propósitos e transformar a equipe em um time são habilidades que exigem o domínio de conceitos modernos sobre gestão e liderança. Portanto, o profissional deve se manter atualizado e buscar aprimoramento constante. Afinal, a concorrência continua acirrada e novas oportunidades na Saúde pedem gestores atualizados e capazes de engajar seus times. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


21 de junho de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos