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Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

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    Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders

    Por Roberto Gordilho

    Devido à sua complexidade, o mercado de Saúde possui um alto potencial competitivo. E com as novas tecnologias, novos modelos de negócio no setor, a geração de valor na Saúde tem se tornado um dos grandes desafios para organizações de todos os portes. Assim, o modelo de remuneração baseado em produtos e serviços já não atende as expectativas dos clientes. E com os avanços em comunicação, eles estão mais exigentes e conscientes do que podem esperar das instituições.

    E gerar valor na Saúde é uma das características dos gestores empenhados em aumentar a maturidade de gestão. Isso porque, equilibrar custos e investimentos com qualidade assistencial e operacional exige uma cultura organizacional voltada para atender 4 principais atores (stakeholders):

    • Paciente: resolutividade, qualidade assistencial, atendimento humanizado, qualidade rapidez e eficiência. Mas, acima de tudo, resolutividade. O paciente quando acessa a organização de Saúde quer a resolução do problema. Por isso, são necessários serviços de controle e prevenção;
    • Médico: para o médico, o valor agregado pela instituição significa ter recursos para trabalhar, fazer com que esse profissional e parceiro sinta-se seguro, pois a organização oferece todos os equipamentos e insumos necessários para o bom desempenho da atividade assistencial, seja dentro do consultório, no centro cirúrgico ou pronto-atendimento;
    • Negócio: gerar valor  para o negócio é fornecer rentabilidade e resultado. O equilíbrio entre custos e investimentos tem de estar diretamente ligado com uma gestão em que o paciente é o centro do negócio. Assim, o valor para o negócio é é ter uma rentabilidade justa e adequada;
    • Operadora: diante dos desafios produzidos pela relação hospital e operadora, os conceitos que melhor definem valor é transparência e previsibilidade. Dessa forma é possível reduzir os trâmites burocráticos que antecedem o pagamento – o que tem efeito em toda a cadeia operacional. 

    Tecnologia

    Na Saúde as novas tecnologias têm causado diversas transformações que vão desde a gestão do negócio, até a forma de relacionamento entre organização e pacientes. E assim, existe uma gama de soluções e produtos disponíveis pela indústria. De tal modo que, uma vez que as tecnologias estão disponíveis para todos, a questão é como gerar valor e diferencial competitivo em um mercado acirrado e altamente digitalizado. 

    Processos e pessoas 

    Então, efetivamente hoje a criação de valor não está apenas na aquisição de softwares, plataformas e parques tecnológicos. O diferencial está em saber utilizar esses recursos para oferecer valor para o paciente, o médico, o negócio e a operadora. E para atingir esse resultado, o gestor deve saber alinhar os processos, capacitar e engajar os colaboradores em prol dos objetivos e metas da organização. 

    Assim, os recursos humanos devem estar capacitados para operar as novas tecnologias dentro da instituição. Porém, antes de investir e implantar ferramentas digitais, os processos devem ser revistos, reestruturados para que entreguem valor e qualidade de forma analógica.


    10 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 10 de fevereiro de 2020


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