Voltar

Entenda o valor na Saúde para os 4 principais atores

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


Entrega de resultados e eficiência demanda que o gestor saiba oferecer valor na Saúde para os stakeholders

Por Roberto Gordilho

Devido à sua complexidade, o mercado de Saúde possui um alto potencial competitivo. E com as novas tecnologias, novos modelos de negócio no setor, a geração de valor na Saúde tem se tornado um dos grandes desafios para organizações de todos os portes. Assim, o modelo de remuneração baseado em produtos e serviços já não atende as expectativas dos clientes. E com os avanços em comunicação, eles estão mais exigentes e conscientes do que podem esperar das instituições.

E gerar valor na Saúde é uma das características dos gestores empenhados em aumentar a maturidade de gestão. Isso porque, equilibrar custos e investimentos com qualidade assistencial e operacional exige uma cultura organizacional voltada para atender 4 principais atores (stakeholders):

  • Paciente: resolutividade, qualidade assistencial, atendimento humanizado, qualidade rapidez e eficiência. Mas, acima de tudo, resolutividade. O paciente quando acessa a organização de Saúde quer a resolução do problema. Por isso, são necessários serviços de controle e prevenção;
  • Médico: para o médico, o valor agregado pela instituição significa ter recursos para trabalhar, fazer com que esse profissional e parceiro sinta-se seguro, pois a organização oferece todos os equipamentos e insumos necessários para o bom desempenho da atividade assistencial, seja dentro do consultório, no centro cirúrgico ou pronto-atendimento;
  • Negócio: gerar valor  para o negócio é fornecer rentabilidade e resultado. O equilíbrio entre custos e investimentos tem de estar diretamente ligado com uma gestão em que o paciente é o centro do negócio. Assim, o valor para o negócio é é ter uma rentabilidade justa e adequada;
  • Operadora: diante dos desafios produzidos pela relação hospital e operadora, os conceitos que melhor definem valor é transparência e previsibilidade. Dessa forma é possível reduzir os trâmites burocráticos que antecedem o pagamento – o que tem efeito em toda a cadeia operacional. 

Tecnologia

Na Saúde as novas tecnologias têm causado diversas transformações que vão desde a gestão do negócio, até a forma de relacionamento entre organização e pacientes. E assim, existe uma gama de soluções e produtos disponíveis pela indústria. De tal modo que, uma vez que as tecnologias estão disponíveis para todos, a questão é como gerar valor e diferencial competitivo em um mercado acirrado e altamente digitalizado. 

Processos e pessoas 

Então, efetivamente hoje a criação de valor não está apenas na aquisição de softwares, plataformas e parques tecnológicos. O diferencial está em saber utilizar esses recursos para oferecer valor para o paciente, o médico, o negócio e a operadora. E para atingir esse resultado, o gestor deve saber alinhar os processos, capacitar e engajar os colaboradores em prol dos objetivos e metas da organização. 

Assim, os recursos humanos devem estar capacitados para operar as novas tecnologias dentro da instituição. Porém, antes de investir e implantar ferramentas digitais, os processos devem ser revistos, reestruturados para que entreguem valor e qualidade de forma analógica.


10 de fevereiro de 2020 | Atualizado dia 10 de fevereiro de 2020


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Qualidade em Saúde: história e definição

Ao longo da evolução mercadológica, a preocupação com a entrega dos serviços e produtos tomou contornos cada vez mais profissionais…Leia mais.

Gestão da Saúde

O Business Canvas no valor para a Saúde

Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde:…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tecnologia é meio, o diferencial é cultura 2

Colaboradores mais ativos devem ter como foco atender um cliente que busca promoção à saúde, e não tratamento e cura,…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos