Voltar

Gestão baseada em valor: metodologia que destaca os bons gestores

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Atuação voltada para a valorizar os profissionais e melhorar o uso de recursos estão entre os pilares da gestão baseada em valor

Por Roberto Gordilho

Um dos desafios do momento é acompanhar de forma sustentável as transformações na Saúde e se destacar diante da competitividade cada vez mais acirrada. E uma das estratégias que permitem preparar a instituição e gestores para esse cenário é a gestão baseada em valor. A metodologia é voltada para guiar a tomada de decisões e garantir o equilíbrio do negócio dentro da cadeia de valor. Trata-se de uma habilidade com forte potencial para ajudar os profissionais a se destacarem no mercado.

A gestão baseada em valor é um método de avaliação empresarial que tem como foco o valor da instituição. Demanda acompanhamento periódico com objetivo de maximizar o valor do capital investido. 

A aplicação da gestão baseada em valor influencia positivamente diversas áreas do  negócio. Como, por exemplo:

Desenvolvimento profissional

Ter uma equipe composta por bons profissionais, enquadrados em postos compatíveis com o perfil pessoal e técnico, é uma das formas de garantir os resultados esperados. E de forma eficiente. Esses elementos da gestão baseada em valor influenciam em outros ganhos: o desenvolvimento profissional dos colaboradores e a formação de líderes. 

Desempenho

A avaliação de desempenho deve acontecer em todas as áreas da organização de Saúde. É uma estratégia de apoio para o desenvolvimento dos colaboradores. Além disso, permite que o gestor possa aplicar estratégias de reconhecimento e valorização, como a remuneração por desempenho.

Otimização do RH

A proximidade do gestor com as equipes também representa uma forma de valorização. Além disso, a gestão dos recursos humanos ganha otimização com as avaliações de desempenho. Isso também facilita a disseminação da cultura organizacional. Uma vez reconhecidos e engajados, os colaboradores tendem a se envolver com a cultura. Assim, repassam de maneira natural os valores e propósitos.

Relacionamentos

Com toda a operação modelada pela gestão baseada em valor, a organização de Saúde é bem vista por parceiros, fornecedores e stakeholders. Isso também permite que o gestor que domina a metodologia ganhe destaque no mercado e dentro da instituição. O gerenciamento pautado nos melhores valores significa direcionar o negócio para o processo contínuo de otimização da operação. 

Isso deve acontecer mesmo que o mercado ainda apresente desafios como a imprevisibilidade e inseguranças provocadas pela pandemia Covid-19. O balanço dos gastos e investimentos deve ser acompanhado para permitir o conhecimento holístico da operação. E, assim, permitir melhor suporte para a tomada de decisões e direcionar recursos para valorização e profissionalização do capital humano. 

A gestão baseada em valores está dentro do conjunto de habilidades que permitem o desenvolvimento e solidificação de carreiras. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


5 de abril de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos