Voltar

Gestão de pessoas e o foco nos resultados

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


    Um dos pilares da gestão de pessoas é alocar cada colaborador em atividades compatíveis com seu perfil pessoal e habilidades técnicas; os resultados são consequência

    Editorial GesSaúde

    “Contrate caráter, treine habilidades” é uma máxima atribuída a Peter Schutz, empreendedor alemão que presidiu a Porsche entre 1981 e 1986. Quando se agrega gestão de pessoas com a obtenção de resultados, alguns dos desafios são conquistar engajamento e atingir as metas estipuladas pela organização de Saúde. Por isso, montar uma equipe e conhecer o perfil de cada colaborador é uma habilidade que auxilia os gestores a maximizar os resultados. Pessoas certas, no lugar certo. Dessa forma, de modo estratégico, os resultados serão consequência da gestão de pessoas.

    Muitas vezes é possível identificar colaboradores que encontram dificuldades para entregar os resultados. Para o gestor moderno, muito antes de se pensar em substituição, a melhor estratégia é entender aquela pessoa e suas características pessoais e habilidades técnicas. Com essas informações, o próximo passo dentro da gestão de pessoas é identificar um posto que se enquadre melhor com esse perfil. Essa manobra não apenas melhora o fluxo de trabalho como, também, demonstra à equipe a atenção que o gestor tem para cada colaborador. 

    Treinamento

    Ainda assim, em alguns casos essa mudança estratégica pode não render os resultados esperados. O passo seguinte é o treinamento. Dentro da gestão de pessoas, outro importante pilar é o investimento nos colaboradores: treiná-los para processos e atividades também é uma forma de engajá-los para a missão, valores e objetivos da organização de Saúde. Ou seja, é preciso permitir que as pessoas se sintam parte de todo o sistema orgânico da instituição. É dessa forma que as equipes vão operar de maneira coesa, cada um compreendendo sua importância dentro do funcionamento como um todo. 

    Contudo, a cobrança de resultados é importante e necessária dentro da gestão de pessoas. Porém, ela não deve ser feita de maneira arcaica: um chefe que cobra a todos da mesma forma. A cobrança eficiente surge quando o líder (e não chefe) conhece o estilo de cada colaborador. Assim, para cada pessoa o gestor tem de adotar um tom específico, respeitoso, estimulante e que, ao mesmo tempo, lembra os colaboradores dos resultados que a organização espera. É preciso diferenciar os perfis e se adaptar.

    Maturidade

    Estratégia, tecnologia, processos e pessoas. Esses são os fundamentos da maturidade de gestão hospitalar, conceito faz parte da gestão moderna. E dentro da forte concorrência do mercado, aumentar a maturidade é um diferencial competitivo para os gestores. Mas, é preciso lembrar que uma organização de Saúde é feita por pessoas cuidando de pessoas. Os quatro fundamentos só vão agregar valor e resultados se houver um investimento massivo nas pessoas. Afinal, são as pessoas que fazem parte da estratégia e operam as tecnologias e os processos. 

    Programa de Formação

    A gestão de pessoas moderna é uma das habilidades ensinadas no Programa de Formação de Gestores da Saúde. A iniciativa é apresentada por Roberto Gordilho, professor, palestrante, CEO da GesSaúde e apresentador do canal GesSaúde no Youtube. O profissional possui décadas de experiência em gestão da Saúde e elaborou o programa de formação com base nas novas oportunidades e desafios que a Saúde está apresentando. 

    Você pode saber mais sobre o programa e a experiência de profissionais que participaram clicando aqui.

    *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

    Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

    YouTube GesSaúde

    Instagram GesSaúde

    Sobre Roberto Gordilho

    Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

    Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

    Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


    3 de fevereiro de 2021 | Atualizado dia 3 de fevereiro de 2021


    ÚLTIMAS POSTAGENS

    Transformação Digital na Saúde

    Transformação digital e as novas oportunidades na Saúde

    Para se destacar na Saúde, o profissional deve auxiliar equipes e toda a instituição no processo de transformação digital Por…Leia mais.

    Carreiras

    Liderança: aumente o reconhecimento desenvolvendo sua equipe

    Compartilhar objetivos, promover o crescimento dos colaboradores são formas de liderança e que conferem destaque ao profissional Por Roberto Gordilho*…Leia mais.

    Carreiras

    Como conquistar reconhecimento na Saúde

    O reconhecimento na Saúde exige foco, atualização de conhecimentos e planejar a evolução da carreira Por Roberto Gordilho* Saber entregar…Leia mais.

    Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos