Voltar

Gestão de processos: antes da tecnologia, organize a casa

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Com a empresarialização da Saúde, a gestão de processos se torna uma habilidade fundamental para ampliar a visibilidade de gestores modernos

Por Editorial GesSaúde

Novas profissões, modelos de operação, relacionamento e produção de serviços e produtos. A nova era digital está mudando o mercado de Saúde de maneira altamente disruptiva. Porém, esse movimento resulta em uma nova dinâmica empresarial. Os processos precisam ser estruturados para receber a tecnologia. As pessoas, sempre essenciais para o negócio, devem receber o preparo e treinamento para lidar com as ferramentas digitais. Por isso, antes de automatizar a operação, a organização da casa deve acontecer primeiramente no formato analógico. 

A gestão de processos otimiza todo o trabalho de uma organização de Saúde. Seja na aquisição de um insumo, até a entrega de serviços e produtos, os processos conduzem a operação de forma a garantir eficiência e evitar desperdícios. Isso, contudo, se estiverem alinhados com a estrutura interna e objetivos da organização.

Assim, o papel do gestor é ter uma visão holística da operação e mensurar os resultados periodicamente. Os processos, quando organizados e dinâmicos, refletem em resultados empresariais. E por isso o gestor consegue reconhecimento pela alta administração e destaque no mercado.

As novas tecnologias agregam valor e rapidez na execução e acompanhamento dos processos. Porém, a gestão de processos deve garantir que as rotinas estejam interligadas entre as áreas e claras para todos os colaboradores. Confira alguma das práticas importantes dessa estratégia:

  • Arquitetura: está relacionada à disposição dos processos dentro da organização de Saúde; 
  • Mapeamento: aqui, essa prática implica em conhecer as atividades envolvidas em cada processo e como o conjunto gera valor e resultados empresariais;
  • Padronização: na gestão de processos, a organização e padronização é fundamental para o cumprimento de normas e regulações da Saúde;
  • Modelagem: essa prática demanda alto conhecimento de gestão e de como a organização está inserida no mercado. O gestor se vale de habilidades e experiências para modelar a melhor forma como as rotinas devem funcionar para evitar desperdícios;
  • Transformação: para que os processos se desenvolvam como o planejado, é preciso investir em capacitação e engajamento das pessoas. Afinal, são elas as responsáveis pela operação das rotinas. 
Tecnologia

Com todo o trabalho de estruturação e análise, a gestão de processos pode se valer das novas tecnologias para automatizar atividades monótonas – ou seja, que acontecem da mesma forma com certa frequência. Com visão global do negócio, o gestor pode encontrar as plataformas mais adequadas para auxiliar a gestão dos processos e reduzir o tempo operacional. 

Com mais eficácia e entrega de resultados empresariais, a gestão de processos se torna uma importante habilidade para a consolidação de carreiras na Saúde. Para isso, se manter atualizado é fundamental para executar de forma correta essa estratégia. 

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.

Siga Roberto Gordilho no Youtube 

Siga Roberto Gordilho no Instagram


25 de agosto de 2021 | Atualizado dia 18 de agosto de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos