Voltar

Gestão de processos: domine os indicadores e se destaque

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Na gestão de processos os indicadores fornecem dados e informações para que o gestor tome as decisões mais assertivas

Por Editorial GesSaúde

No processo de empresarialização da Saúde os resultados são importantes. Mas devem ser medidos e acompanhados para que, de fato, estejam de acordo com os objetivos da instituição. Acompanhar e metrificar são pilares da gestão de processos. E os indicadores são as ferramentas essenciais para que o gestor tome as decisões mais assertivas e, assim, amplie o reconhecimento. 

Os indicadores também são importantes pois permitem ao gestor conhecer profundamente os processos. Isso, pois, avaliam as rotinas em diferentes aspectos e competências. Conheça alguns dos tipos de indicadores mais utilizados na gestão de processos:

  • Eficácia e eficiência: apesar da semelhança semântica, esses dois indicadores são distintos. Mais que isso, compreender os dois conceitos e saber aplicá-los para a gestão de processos confere destaque ao gestor. A eficácia se dá quando um resultado planejado é atingido. Já os indicadores de eficiência demonstram quando os resultados são alcançados utilizando a menor quantidade possível de recursos. 
  • Capacidade: esses indicadores avaliam a relação entre quantidade de resultados e tempo disponível para atingi-los;
  • Produtividade: relação entre entregas de processos e os recursos utilizados;
  • Qualidade: esses indicadores representam a conformidade obtida na execução dos processos. 
Reconhecimento

A aplicação adequada dos indicadores permite não apenas maior consonância na gestão de processos. Essa habilidade também demonstra a percepção e maturidade administrativa do gestor. Permite que ele entregue os resultados empresariais, fomente o crescimento da organização de Saúde e amplie sua competência de gerenciamento em situações adversas. São essas qualidades que garantem maior reconhecimento ao profissional pela alta administração.

Entenda por que os indicadores contribuem para o desenvolvimento da instituição e para o reconhecimento e destaque do gestor:

  • Fornecem detalhes sobre cada etapa da gestão de processos;
  • Ampliam o conhecimento sobre a capacidade técnica e o perfil dos responsáveis por cada rotina;
  • Une eficiência e eficácia para a gestão de processos;
  • Demonstram a capacidade de gerar resultados empresariais com redução de custos;
  • Ajudam o gestor a desenvolver a gestão de pessoas e recursos.

Utilizar indicadores para a gestão de processos pode parecer simples. Porém, é preciso desenvolver habilidades conceituais e práticas. Por isso, o profissional precisa se atualizar constantemente e, assim, garantir eficiência e eficácia no cotidiano. Consequentemente, o reconhecimento e destaque são conquistados com menor tempo.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


8 de março de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Carreiras

Retomada econômica gera novas oportunidades na Saúde

O mercado está se fortalecendo e abrindo novas oportunidades na Saúde para profissionais atualizados e que compreendem a dinâmica do…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos