Voltar

Gestão hospitalar: 10 artigos mais lidos do Portal GesSaúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade


2019 foi um ano de transformações na Saúde em que os principais conceitos de gestão hospitalar foram fundamentais para os gestores

Por Editorial GesSaúde

Ao longo de 2019 o setor de Saúde passou por diversas mudanças e desafios tanto para hospitais, como para os profissionais da gestão hospitalar. Assim, o Portal GesSaúde acompanhou todas as transformações com artigos embasados por temas atualizados e com a participação de especialistas da área assistencial e, principalmente, da gestão hospitalar. Por isso, neste conteúdo separamos os textos mais lidos durante o ano pelos leitores do Portal GesSaúde.

Tendências da Gestão Hospitalar

O início da gestão hospitalar, a importância da formação acadêmica em administração de negócios e os principais conceitos de gestão são as principais abordagens desse artigo. 

Fee-for-service: modelo de remuneração está à beira da falência

O fee-for-service incentiva uma assistência na qual a prioridade é o número de serviços de Saúde, e não o estímulo à qualidade de vida do paciente. Por isso, na Saúde esse modelo de remuneração está prestes a perder espaço nos negócios em Saúde. 

Plano terapêutico: todo paciente merece um para chamar de seu

Alexandre Bomfim, médico e consultor, explica a importância do plano terapêutico na gestão hospitalar e descreve como essa estratégia deve ser implantada pelos hospitais.

Faturamento hospitalar: um departamento ou um processo?

Neste artigo o Portal GesSaúde mostra que o faturamento é a principal fonte dos recursos na gestão hospitalar. Além disso, ele descreve como ele é gerido nas visões departamental e processual. 

Saiba como lidar com a tendência de verticalização das operadoras de Saúde

A verticalização das operadoras é um fato que, em determinadas regiões, pode reduzir significativamente a demanda por alguns serviços dos hospitais. Porém, a crise pode ser uma oportunidade: depende apenas de como as organizações devem se posicionar.

Modelos de corpo clínico: entenda os diferentes tipos e a aplicação no hospital

Com a participação da diretora administrativa do Hospital Santa Izabel – Santa Casa da Bahia, Mônica Bezerra, neste artigo são explicados os conceitos de corpo clínico aberto, fechado e misto.

Hospital: saiba como elaborar o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial na gestão hospitalar. E assim, ele é a chave para que o negócio chegue ao equilíbrio entre a qualidade do atendimento ao paciente e os recursos finitos.

LGPD: Saúde será totalmente transformada pela nova lei

Em 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados será definitivamente oficializada no País. Assim, neste artigo o advogado especialista em Direito Público e em gestão hospitalar, João Paulo Salgado Gonçalves, ressalta a importância de as instituições acelerarem as adaptações a fim de evitarem as sanções previstas pela lei.

Simpro e Brasíndice: hospitais ficam em risco com o fim do índice de reajuste de insumos

E neste artigo são apresentados os desafios para a gestão hospitalar motivados pelo movimento em que grande parte dos fornecedores optaram por não divulgar mais os valores dos insumos nas revistas Simpro e a Brasíndice.

A tempestade perfeita está virando um furacão

Artigo autoral de Roberto Gordilho aponta as principais transformações na Saúde que implicam desafios complexos para as organizações de Saúde.

Leia também:

Ação imediata: entenda como o gestor pode usar essa estratégia

O plano de ação para organizações de Saúde

Planejamento em Saúde: a importância de objetivos e metas bem definidos


2 de janeiro de 2020 | Atualizado dia 26 de dezembro de 2019


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão da Saúde

Qualidade em Saúde: história e definição

Ao longo da evolução mercadológica, a preocupação com a entrega dos serviços e produtos tomou contornos cada vez mais profissionais…Leia mais.

Gestão da Saúde

O Business Canvas no valor para a Saúde

Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde:…Leia mais.

Gestão da Saúde

Tecnologia é meio, o diferencial é cultura 2

Colaboradores mais ativos devem ter como foco atender um cliente que busca promoção à saúde, e não tratamento e cura,…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos