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Hospital digital: revisão de processos deve ser feita antes de investir em tecnologia

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Santa Casa da Bahia conquista HIMSS nível 7 para hospital digital 7 e aumenta segurança dos pacientes e da informação

Por Editorial GesSaúde

O hospital digital é um conceito que caracteriza uma organização de Saúde modernizada e com ferramentas tecnológicas que visam o aumento da eficiência da operação do negócio e a redução do tempo gasto com tarefas repetitivas, por exemplo. Para atingir a transformação digital, contudo, não basta apenas digitalizar documentos e arquivos. Dessa forma, o grande desafio para atingir a qualificação de hospital digital está no gerenciamento de processos, organização de rotinas e a estruturação de um bom planejamento estratégico antes de investir em ferramentas tecnológicas.

“Adotar a cultura paperless, ou seja, abandonar o uso do papel, não é o suficiente. Assim, é preciso revisar os processos antes de digitalizá-los. Esse passo é importante antes que rotinas sejam automatizadas e possam fornecer mais tempo para as equipes centralizarem a atenção para o atendimento aos pacientes”, comentou Mônica Bezerra, diretora administrativa do Hospital Santa Izabel, a Santa Casa da Bahia. A organização conquistou em outubro deste ano o nível 7 da certificação Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).

Novas tecnologias

A gestora explica que o caminho para o hospital digital envolve também a escolha das tecnologias que melhor se adequam à estrutura e realidade do hospital. “Por exemplo, temos uma ferramenta que durante o atendimento no consultório faz a análise de todo o histórico do paciente, como dietas e condições de saúde oferecendo ao médico todas as informações para a dosagem do medicamento que será prescrito. Ou seja, isso sempre foi feito pelos profissionais, porém, ao repassar esse processo para a máquina, o médico tem mais tempo para dedicar uma atenção ainda maior ao paciente”, exemplificou Mônica.

Segurança

Um dos grandes benefícios que o Hospital Santa Izabel conquistou ao se tornar digital foi a segurança de dados e também dos pacientes. Para isso, a instituição teve de investir em equipamentos como data center, sistema integrado de gestão e uma rede de conexão de internet sem fio para o acesso remoto das informações em qualquer área do prédio.

“Após organizar os processos, com uma revisão sistemática, digitalizamos as informações e precisamos armazená-las em uma central de processamento segura, além da integração de todas as informações”, explicou a gestora da Santa Casa da Bahia. “Isso permitiu maior segurança para os dados coletados. Além disso, a automação de diversas tarefas permitiu que os profissionais da assistência tenham mais tempo para se dedicar aos pacientes, o que também reflete no aumento de segurança”. 

Evolução

Para conquistar o mais alto nível da certificação HIMSS, o Hospital Santa Izabel passou por uma fase de reestruturação organizacional de cinco anos. “Elaboramos um planejamento antes de executarmos essa transformação. Em 2014 contávamos com alguns recursos tecnológicos, como prontuário eletrônico e um sistema integrado de gestão próprio. Após diversas mudanças, em 2016 conquistamos o nível 6 da certificação. A caminhada não parou por aí. Continuamos com a estruturação dos processos, engajamento e capacitação das equipes. Em 2018 tivemos o último sprint para deixar a casa organizada e, assim, chegarmos ao nível 7 da HIMSS. Mas sem repensar toda a gestão de nada adianta investir em tecnologia”, pontuou Mônica.

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12 de novembro de 2019 | Atualizado dia 3 de fevereiro de 2020


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