Voltar

Inovação na Saúde: fique por dentro das tendências e oportunidades

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

A inovação na Saúde faz com que profissionais busquem novas formas de oferecer eficiência operacional e entrega de valor nos serviços e produtos

Por Editorial GesSaúde

Ultrapassado é um sentimento que não pode fazer parte dos hábitos de quem está buscando reconhecimento e destaque na Saúde. As novas tecnologias redefinem a todo instante os modelos de operação e relacionamento com clientes e suas demandas. Estar pronto para assumir novos desafios e usar as melhores ferramentas digitais para isso é uma habilidade que expõe as capacidades do profissional para o mercado. Portanto, o momento é oportuno para conhecer como a inovação na Saúde está acontecendo. 

O mundo dos dados

As pessoas estão altamente conectadas e gerando dados a todo instante. Pesquisas apontam que entre 2021 e 2027 o mercado global de dispositivos voltados para o monitoramento remoto de paciente deve movimentar aproximados US$ 100 milhões. É um forte indicador de quais são as habilidades profissionais necessárias para fazer parte do processo de inovação na Saúde. Por exemplo: 

  • Treinar equipes para coleta e uso seguro dos dados;
  • Amplo domínio da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nos processos de negócios em Saúde;
  • Usar os dados gerados no setor para promover ideias que aumentem a produtividade e a entrega de valor.
Automação

Outra característica da inovação na Saúde é a automação de processos e atividades rotineiras. Diversas são as ferramentas que estão surgindo para ampliar essa perspectiva. Por exemplo, já é possível realizar o atendimento e cadastro de pacientes de forma totalmente automatizada. Na assistência, a inserção de informações no prontuário eletrônico do paciente também já conta com tecnologias de automação. Em toda a operação dos negócios, essas características garantem redução de erros, custos e tempo de espera. Na visão da alta gestão, esses valores são reflexo de resultados empresariais – entregas cada vez mais requisitadas no setor. 

Virtualização

Relações entre profissionais, equipes, parceiros, fornecedores e, principalmente, clientes já acontecem no mundo virtual. Essa inovação, contudo, demanda que o profissional tenha alta capacidade para engajar e motivar suas equipes para as melhores práticas de operação no mundo digital. O home office, ou trabalho remoto, por exemplo, ainda pedem que a liderança das organizações auxilie os colaboradores no processo de adaptação.

Inovar na Saúde é estar pronto para enfrentar desafios e mudanças de planos. Os profissionais que estão em busca de novas oportunidades devem compreender a dinâmica do setor e como as mudanças impactam a rotina dos negócios. Mais que isso: para cada transformação, é preciso apresentar novas ideias e modelos de gestão.

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.

Siga Roberto Gordilho no Youtube 

Siga Roberto Gordilho no Instagram


11 de agosto de 2021 | Atualizado dia 3 de agosto de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos