Gestão da Saúde

Lean healthcare: modelo de gestão para ampliar o reconhecimento na Saúde

Para adotar a cultura lean healthcare, o profissional deve conhecer técnicas como 5S, o RPIW para melhoria de processos e mapeamento de fluxo de valor (VSM)

Por Editorial GesSaúde

O lean healthcare é uma cultura organizacional composta de filosofias e metodologias voltadas para ampliar o valor dos serviços em Saúde. A aplicação desse modelo demonstra maturidade de gestão. Por isso, é um dos pilares para se conquistar reconhecimento e novas oportunidades no setor. Transformações como a empresarialização e digitalização fazem com que as organizações necessitem de profissionais atualizados. E a aplicação de conhecimentos modernos é uma das formas de alavancar a carreira. 

No Brasil, um exemplo de boa aplicação da cultura lean healthcare está no Hospital Santa Izabel, em Salvador. A metodologia lean possibilitou o aumento do giro de leitos, melhoria na disponibilidade de horários cirúrgicos e redução do tempo de espera no pronto atendimento. É um modelo de gestão aplicável em qualquer tipo de negócio. Porém, na Saúde o lean healthcare tem ganhado notoriedade por desenvolver valor e segurança para os pacientes. Por isso, diversos gestores estão se destacando pelo domínio dessa cultura. 

A metodologia Lean foi inspirada no modelo de gestão da Toyota. Enxugar processos e focar nos resultados são algumas das premissas estipuladas por esse método. Atualmente, contudo, outras técnicas de gestão se fazem necessárias para implantação do lean healthcare nas organizações de Saúde. Por exemplo:

  • 5S: é um conjunto de eventos voltados para dinamizar a gestão. Os 5S representa as expressões: ordenar, limpar, simplificar, padronizar, sustentar ou ter disciplina;
  • RPIW (Rapid Process Improvement Workshop): trata-se do envolvimento de pacientes, familiares e equipe multidisciplinar na definição sobre a melhor forma de tratamento;
  • VMS (Value Stream Mapping): o mapeamento da estrutura de valor é uma ferramenta lean voltada para identificar etapas do trabalho que agregam valor ao paciente. 
Desenvolvimento

Mesmo com o domínio de todas as técnicas que formam o lean healthcare, é preciso ir além. A metodologia deve ser compartilhada com todos os colaboradores – de todas as áreas. Portanto, é necessário engajamento e treinamento de pessoas. A cultura lean pode trazer resultados em curto e médio prazos. Mas, para isso, é necessário uma organização primária dos processos e interconectividade das áreas. 

Com tantas oportunidades surgindo na Saúde, são conhecimentos como a metodologia lean que fazem os profissionais ganharem reconhecimento e destaque no mercado. Contudo, para isso se faz necessário aprimoramento e atualização de conceitos de gestão e liderança.   

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Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

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