Voltar

Liderança: compartilhe conhecimentos e se destaque na instituição

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

O perfil de liderança que impulsiona carreiras para as novas oportunidades fornece subsídios para o crescimento de toda a equipe

Por Roberto Gordilho*

O compartilhamento de experiências e conhecimentos faz parte das características que aceleram o reconhecimento profissional dentro das organizações de Saúde. Além disso, é uma estratégia moderna de liderança. A cultura por trás desse valor é o crescimento conjunto dos liderados e, como consequência, de toda a instituição. Por isso, é uma prática que enaltece o perfil de uma liderança humanizada e acessível. 

Um dos desafios aqui é gerir o principal ativo dos negócios em Saúde: o tempo. A liderança exige que o profissional saiba conduzir as atividades, entregar resultados além dos esperados no planejamento e direcionar atenção para os liderados. Para se destacar por meio dessa habilidade, é preciso compreender o perfil de cada pessoa que compõe o time. Isso é importante para aplicar uma boa comunicação e saber como se relacionar com cada membro. 

Engajamento

Diversos são os desafios de gestão e liderança provocados pela Covid-19. A atenção das pessoas está dividida e muitas vezes é preciso aproximá-las constantemente da operação dos negócios. O líder que se destaca nesse ambiente tem a capacidade de engajar apresentando exemplos de como melhorar a condução dos processos. Mais que isso, ele motiva as pessoas compartilhando informações e conhecimentos que contribuem para a evolução do trabalho. 

O fator humano

Outra importante transformação na liderança moderna é a humanização. Para fazer parte das novas oportunidades na Saúde, o profissional deve ser identificável. Ou seja, precisa estar mais acessível e ter um relacionamento mais flexível com os liderados. Assim, as pessoas sentem confiança e apoio para dividir os desafios diários. O reconhecimento pela alta gestão é praticamente direto para líderes mais sensíveis que dominam uma liderança humanizada.

Compromisso contínuo

Além de compartilhar experiências e conhecimentos, outra característica que confere destaque é saber ouvir e reconhecer a produtividade dos liderados. Isso permite criar credibilidade na relação com as equipes. De outra forma, essa habilidade fortalece o poder de engajamento do líder. E engajar pessoas pelo exemplo e confiança é  uma forma de contribuir para o crescimento das pessoas e, consequentemente, de toda a instituição.

Novas oportunidades estão surgindo na Saúde. Mas não é por isso que elas serão entregues de forma passiva aos profissionais. É preciso apresentar resultados, entregar valor e expandir as formas de atuação. Por isso, a liderança e o compartilhamento de conhecimentos é uma das formas de se destacar no mercado e dentro das organizações.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


12 de abril de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Transformação Digital na Saúde

Como concorrer com os negócios que nascem digitais

Empresarialização da Saúde mostra às organizações o poder de negócios que nascem digitais por natureza, como as startups; a corrida…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Medicina digital: 05 tecnologias que transformam a profissão

Da operação robótica até a inserção da ciência de dados, a medicina digital permite que profissionais e organizações ampliem suas…Leia mais.

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos