Voltar

Liderança e chefia: você sabe a diferença?

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para se destacar na Saúde é preciso exercitar as habilidades de liderança e adotar um perfil humanista que desenvolve os membros de uma equipe

Por Editorial GesSaúde

Você delega ou ordena? Seus colaboradores e liderados sentem apreço ou receio de interagirem com você? São perguntas que transparecem o perfil de uma pessoa responsável por outros profissionais. Por isso, a liderança moderna é a habilidade que confere destaque e reconhecimento na Saúde. Afinal, trata-se de um setor feito por pessoas que estão focadas em cuidar de outras.

O que o mercado busca atualmente são líderes com ações estratégicas e com alta capacidade de adaptação. Além disso, agilizar os processos de tomada de decisão é outra habilidade que confere destaque e reconhecimento aos líderes modernos. Esses são alguns dos resultados da pesquisa elaborada pelo PageGroup em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral.

As potencialidades de um bom líder foram ressaltadas pela pandemia da Covid-19. Por exemplo, as pessoas precisaram se adaptar a um novo cenário organizacional e mercadológico. O apoio e suporte emocional e estratégico foi necessário para manter as equipes coesas e alinhadas com as necessidades das organizações de Saúde. Por isso, o setor centralizou as atenções para os líderes cooperativos. 

Engajamento

Outra habilidade de liderança que destaca profissionais é aquela que faz com que as pessoas entreguem o seu melhor em prol de um objetivo compartilhado. Além disso, em contraposição ao perfil de chefia, uma boa liderança faz com que toda a equipe tenha uma importância igualitária. Ou seja, todas as pessoas têm a mesma importância para a obtenção das metas e objetivos. 

Além disso, outro potencial de uma boa liderança é o desenvolvimento de pessoas. Ou seja, além de cativar os liderados, é preciso conferir reconhecimento e incentivar a ampliação de suas habilidades profissionais e pessoais. Muitos liderados precisam ter mais liberdade de atuação. Essa é uma forma que também permite a descoberta de novos talentos.

Atualização 

E para compreender o perfil de liderança que o mercado busca, é imprescindível a atualização de conhecimentos. Antes de dedicar energia no gerenciamento de capital humano, o profissional precisa se autoconhecer. Identificadas as fraquezas, o passo seguinte é investir na reciclagem de conhecimentos de forma ágil e eficaz.

Portanto, plataformas de atualização online são uma boa oportunidade para alavancar as carreiras e ter um perfil que permite ao profissional participar das novas oportunidades da Saúde. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


18 de junho de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Tecnologia de Gestão

Tecnologias disruptivas na Saúde: o mundo dos superapps

Enquanto os superapps economizam tempo e dinamismo, os wearable devices jogam as organizações de Saúde para dentro dos lares Por…Leia mais.

Gestão da Saúde

O mundo se tornou omnichannel, a Saúde não pode ficar de fora

O omnichannel se baseia na convergência de todos os canais de comunicação do negócio para otimizar a experiência do cliente…Leia mais.

Transformação Digital na Saúde

Novas tecnologias: você ainda trabalha no analógico?

Inteligência artificial, IOT, impressão 3D e Blockchain são novas tecnologias que, apesar do nome, já são comuns na condução dos…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos