Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.
Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade
Gestores podem conseguir engajamento e união entre equipes ao elencar uma boa liderança na Saúde
Por Fabiana Freitas*
Na Saúde a cada dia surgem novos desafios que motivam as organizações a buscarem em seus gestores maior comprometimento com o negócio e novas formas de agregar valor e garantir resultados efetivos. Por isso, uma gestão horizontal permite a distribuição de responsabilidades e tarefas, permitindo ao gestor dinamizar o tempo para elaboração de novas estratégias e tomada de decisões. A liderança na Saúde são profissionais com a capacidade de engajar as equipes e oferecer suporte aos liderados ao longo da condução dos processos e captação de informações estratégicas.
Para elencar um bom líder, porém, é preciso que o gestor saiba identificar a personalidade dos membros das equipes, a fim de escolher o colaborador que mais se identifica com o propósito da instituição e que forneça motivação e confiança para os liderados. É preciso que se tenha em vista que cada indivíduo possui uma personalidade própria e que respeitar essa diferença é importante para qualquer tipo de negócio, principalmente na Saúde, em que o negócio é executado por pessoas e para pessoas. Vamos falar de quatro perfis distintos de liderança:
Conhecer os diversos perfis de seus colaboradores permite ao gestor um amadurecimento na administração do capital humano. Isso acontece pois, ao desenvolver esse conhecimento o gestor se aproxima de seus colaboradores e consegue desenvolver o perfil de liderança que melhor se identifica com a estrutura e missão da organização. Esse diferencial estratégico é importante também na formação de sucessores para o cargo de gestão.
*Fabiana Freitas é sócia da GesSaúde. Administradora, também é especialista em gerenciamento de processos com foco em BPM e modelagem por BPMN. Possui especialização em desenvolvimento e gerenciamento integrado, bem como logística empresarial.
Conheça 6 passos da gestão para prevenir úlceras por pressão
II Congresso de Maturidade de Gestão da Saúde foi um sucesso
Congresso Brasileiro de Maturidade de Gestão da Saúde: confira a abertura da 2º edição do evento
31 de outubro de 2019 | Atualizado dia 3 de fevereiro de 2020
Evoluir na carreira demanda foco, metas, organização e outras técnicas para eliminar a procrastinação Por Roberto Gordilho A empresarialização da…Leia mais.
Redução de custos e aumento da lucratividade fazem parte dos ganhos da gestão de resultados – uma estratégia que destaca…Leia mais.
Planejar, liderar e usar tecnologias estão no conjunto de habilidades requisitadas para fazer parte das novas oportunidades no setor Por…Leia mais.
Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos