Voltar

Liderança na Saúde: seja reconhecido pelo crescimento dos colaboradores

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Diante de tantas transformações, o profissional que busca reconhecimento deve compreender os perfis de liderança para atuar de maneira estratégica na organização

Por Roberto Gordilho*

A liderança é uma importante habilidade para os profissionais que buscam reconhecimento e destaque na Saúde. Contudo, é preciso assumir um perfil proativo e passível de adaptações. Afinal, o processo de empresarialização do setor acontece de forma cada vez mais acelerada. E conhecer os principais perfis de liderança permite que o gestor desenvolva atitudes mais adaptadas para o ambiente da organização em que atua.

Autocrático

O perfil de liderança autocrática é o que menos se destaca em qualquer tipo de negócio. Ele se aproxima da posição de chefia autoritária. O diálogo é pouco trabalhado e os resultados são obtidos pela imposição de regras e ordens.

Democrático

Em oposição ao perfil autocrático de liderança, o líder democrático se destaca por assumir uma posição orientadora e estimuladora. Nesse caso, o profissional também é reconhecido pela capacidade de promover o engajamento ao desenvolver a valorização dos profissionais com foco no aumento da produtividade.

Liberal

Esse tipo de líder atua concedendo liberdade de atuação aos membros da equipe. O líder liberal se destaca dentro das organizações de Saúde por conseguir desempenho acelerado através da satisfação profissional. Porém, as habilidades de liderança são postas em prova pois, o líder liberal pode absorver resultados negativos pela falta de orientação estratégica para os colaboradores. 

Situacional

Com as transformações na Saúde acontecendo de forma cada vez mais acelerada, o líder situacional por vezes é um perfil bem requisitado pela alta gestão. Trata-se do profissional que se molda de acordo com o cenário e as necessidades da instituição. O reconhecimento também é conquistado pela capacidade de propor soluções para as mais diversas situações. 

Gestão

Para assumir as estratégias inerentes a cada perfil de liderança, é necessário desenvolver as demais habilidades gerenciais. Para se destacar na Saúde, o profissional precisa entregar os resultados empresariais de maneira mais eficiente, ao mesmo tempo em que domina as estratégias de liderança. Assim, é necessário manter atualizados os conhecimentos de gestão – principalmente em um momento que a Saúde está passando por transformações altamente disruptivas. 

De qualquer forma, a liderança é uma habilidade que foi reforçada pela crise da Covid-19. Afinal, a Saúde é um setor feito por pessoas que cuidam e trabalham em prol de outras. 

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


28 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos