Estratégia Empresarial

Management 3.0: gestão deve ser feita em conjunto

Pessoas empoderadas, ambiente harmônico, equipes autogerenciáveis e autossustentáveis fazem parte das transformações propostas pelo Management 3.0

Por Roberto Gordilho

O Management 3.0 é baseado nos métodos ágeis de gestão e propõe que líderes e gestores enxerguem o empreendimento como um organismo vivo. A metodologia leva em consideração as relações entre pessoas e suas transformações dentro do contexto e realidade do negócio. Seu criador é o empresário holandes Jürgen Appelo. O termo foi apresentado pela primeira vez no ano de 2010 na obra“Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders”, traduzido do inglês: Management 3.0: Desenvolvedores Agile Líderes, Desenvolvendo Líderes Agile.

“A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes.” Essa proposição de Appelo expressa a importância que as pessoas têm no processo de gerenciamento de um negócio. Ou seja, de acordo com a cultura proposta pelo Management 3.0, as pessoas são o ativo mais valioso e essencial para o sucesso de qualquer negócio. Isso aproxima esse conceito da realidade da Saúde, um setor feito por pessoas focadas em cuidar de outras. Assim, para que o negócio tenha sucesso, é imprescindível que o gestor considere que a ponta mais importante de uma organização é o bem-estar e satisfação das pessoas – sejam elas clientes diretos, além de seus próprios colaboradores. 

De acordo com seu criador, o Management 3.0 deriva evolutivamente de duas etapas evolutivas a respeito do gerenciamento de negócios:

  • Management 1.0

Comando e controle são os termos que melhor expressam esse modelo de liderança e gestão. Aqui as pessoas têm pouca liberdade para inovar e atuarem por conta própria. Os processos são engessados e o engajamento é baixo. 

  • Management 2.0

A estrutura de decisões ainda é vertical, porém, a gestão possui uma visão mais aberta para o empoderamento das pessoas e usa metodologias como Six Sigma, por exemplo. 

Management 3.0

Appelo propõe uma gestão de pessoas mais flexível, na qual todos os envolvidos no negócio são corresponsáveis pelo seu sucesso. Cabe às equipes definir a melhor forma de conduzir as rotinas, o que torna o gerenciamento mais horizontal, menos burocrático e rígido.

O Management 3.0 está intrinsecamente ligado à transformação da cultura organizacional, pela qual esboça seus princípios e valores para promover uma gestão mais humana sem, contudo, perder o foco nos resultados de qualidade e que atendam às expectativas dos clientes. 

São 6 visões que norteiam a metodologia e devem ser compartilhadas pelos líderes e gestores:

  1. Energizar as pessoas

Nesse princípio, o sucesso pelo Management 3.0 acontece quando a liderança motiva as equipes a serem criativas de forma contínua. 

  1. Empoderar times

As equipes devem ser empoderadas de forma a se auto organizarem. Isso vai além de apenas permitir que as pessoas tomem suas próprias decisões. É preciso treiná-las, compartilhar objetivos e fornecer meios e recursos para que elas se sintam seguras para agirem e inovarem.

  1. Alinhar restrições

O auto gerenciamento de equipes também segue regras, apresentadas de forma clara, com o objetivo de que todos compreendam a importância do trabalho individual para o sucesso do negócio. Por isso, o líder deve alinhar as restrições e regras, para que a liberdade não se torne tóxica para a organização. 

  1. Desenvolver competências

Aqui entra o conceito de autossuficiente. Uma equipe auto organizável também deve ser multidisciplinar e capacitada de tal maneira que todos possuam habilidades necessárias para a conclusão eficiente do processo ou projeto de negócio. 

  1. Ampliar estruturas

À medida que uma organização se desenvolve, normalmente sua estrutura também pode ser melhorada. Esse processo de aprimoramento deve acontecer da forma mais sustentável possível, sem prejudicar o ambiente de trabalho e a harmonia entre as equipes.

  1. Melhoria contínua

Os erros, quando acontecem, devem ser enxergados como oportunidades de crescimento individual e consequentemente para o próprio negócio. Ao desenvolver essa habilidade, o líder ou gestor contribui para a autoconfiança das pessoas, que se engajam e se sentem mais seguras para continuar atuando com eficiência e autogestão. 

Métodos Ágeis

A atuação humanizada e cautelosa de gestores e líderes é o fundamento por trás do Management 3.0. Os seis princípios norteiam esses profissionais para tornarem o ambiente de trabalho mais acolhedor e dinâmico. Ainda assim, o sucesso do conceito depende de uma transformação total no mindset dos líderes e gestores, que devem compreender a importância que as pessoas têm no processo de evolução do negócio. 

É comum que muitos profissionais notem a proximidade entre o Management 3.0 e os métodos ágeis. Afinal, o próprio Jurgen Appelo tem, entre suas diversas formações e especialidades, um currículo calcado sobre o desenvolvimento de softwares. 

Liderança e gestão podem somar os conceitos e metodologias ágeis ao modelo Management 3.0 para otimizar o gerenciamento de times, eliminar estruturas administrativas rígidas, acelerar rotinas e direcionar todo o negócio com base nas transformações sociais e mercadológicas vigentes. 

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