Carreiras

Marketing pessoal: construa sua reputação

Compartilhar conhecimento e ter um espaço no mundo digital são algumas estratégias do marketing pessoal

Por Editorial GesSaúde

A pergunta não é quando foi a última vez que você compartilhou um conteúdo. Mas, sim, de que forma essa ação foi feita e qual o objetivo por trás dela. Afinal, com tantas plataformas de comunicação e interação online, nem todos os profissionais sabem construir o marketing pessoal. Além disso, se executada de forma equivocada, os resultados podem ser contrários aos objetivos de carreira e relacionamento pretendidos. 

Como qualquer estratégia de crescimento, o primeiro passo para o sucesso do marketing pessoal é saber onde se quer chegar. Ou seja, é necessário diferenciar propósitos de carreira, posicionamento mercadológico e projetos paralelos. Com isso, o passo seguinte é identificar o público para o qual o profissional vai se comunicar. Isso é importante para conhecer os hábitos de relacionamento e consumo de conteúdo. 

Autoridade

O marketing pessoal é o oposto da exposição gratuita e sem valor. Dessa forma, o profissional deve reunir conhecimentos e experiências para serem compartilhados. E, assim, contribuir para o crescimento das pessoas conectadas e permitir a troca de informações. Essa é a principal maneira de construir reputação e iniciar o caminho para se tornar uma autoridade, ou seja, uma pessoa que tem pleno domínio de temas e habilidades e que, por isso, o compartilhamento é relevante. 

Considerando que cada mídia possui uma rede de conexão com hábitos próprios, o compartilhamento do conteúdo também deve ser estruturado. De acordo com a característica de cada assunto, o profissional deve compreender qual a melhor forma de distribuí-lo com sua rede: 

  • Vídeo: o profissional pode utilizar recursos gráficos, convidados ou mesmo utilizar do audiovisual para chamar atenção dos seguidores para o assunto que está sendo apresentado;
  • Conteúdo escrito: aqui entram os artigos de opinião e para blogs corporativos, compartilhamento comentado de informações e notícias, alimentação informativa por meio de newsletter e mensagens diretas nos grupos das plataformas de comunicação;
  • Gráfico: diversos assuntos podem ser repassados utilizando fotos e elementos gráficos – e isso depende também da mídia em que será compartilhado o conteúdo.
Novas mídias

O mercado de plataformas digitais está se renovando constantemente. Por isso, um fator fundamental para o marketing pessoal é se manter atualizado sobre as mais variadas plataformas em uso. O importante é garantir a melhor experiência dos seguidores para o compartilhamento dos conteúdos. Outro pilar do marketing pessoal é a interação: as pessoas precisam estar envolvidas em todo o processo, se sentirem imersas na experiência compartilhada e terem espaço para interagirem com o profissional por trás dela. 

Uma boa condução do marketing pessoal promove também a construção do networking. Além das pessoas de convívio próximo e estratégico, a imagem bem construída no mundo online contribui para o crescimento dessa rede. Por isso, o marketing pessoal é uma das melhores formas de se destacar no mercado e conquistar novas oportunidades. 

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Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.

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