Voltar

Maturidade de gestão: o caminho para se destacar na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Para conquistar o reconhecimento, o gestor deve dominar os cinco pilares da maturidade de gestão: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologias de gestão, gerenciamento de processos e gestão de pessoas

Por Roberto Gordilho*

O processo de empresarialização das organizações de Saúde está gerando diversas oportunidades para os gestores modernos. E uma das formas de se destacar nesse cenário altamente competitivo é ampliar a maturidade de gestão. É um conceito cuja aplicação transforma o modelo de gerenciamento de equipes, processos e novas tecnologias. Para tanto, o profissional precisa estar em constante atualização dos conceitos modernos de administração voltado para as instituições hospitalares. 

Resultados empresariais

Na Saúde, os resultados empresariais representam não apenas o equilíbrio financeiro do negócio. É o termômetro que indica o quão alinhada está a organização com o planejamento estratégico. Para atingir esse direcionamento e obter os objetivos esperados, é preciso desenvolver a maturidade de gestão dentro dos cinco pilares que formam essa conceituação:

  1. Governança corporativa

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), trata-se do sistema “pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”. Para se destacar na Saúde, o gestor deve seguir alguns passos para implantar a governança:

  • Separar interesses pessoais dos recursos da organização;
  • Formar um conselho consultivo;
  • Acompanhar e mensurar projetos;
  • Otimizar processos financeiros;
  • Promover a transparência da organização com acionistas e stakeholders;
  • Trabalhar o fortalecimento de lideranças.
  1. Estratégia empresarial

Todo empreendimento precisa de uma rota para evoluir no mercado. Esse é o principal objetivo da estratégia empresarial. Dentro da maturidade de gestão, a construção desse pilar demanda organizar recursos e promover ações para o desenvolvimento do negócio. E por esse motivo o gestor se destaca no mercado. Afinal, é preciso somar experiências, conhecimento de mercado e habilidades de gerenciamento para planejar e aplicar de maneira eficaz a estratégia empresarial.

  1. Tecnologias de gestão

O mundo digital é onde as organizações de Saúde estão se desenvolvendo. O gestor em busca de novas oportunidades e reconhecimento precisa conhecer as novas tecnologias voltadas para automação e otimização dos processos organizacionais.

  1. Gerenciamento de processos

Os processos formam o alicerce operacional das instituições. Porém, antes de implantar qualquer tecnologia, é preciso organizar a casa – no modelo analógico. Saber organizar e interligar rotinas entre as mais diversas áreas internas promove o reconhecimento do gestor. Para isso, é preciso ter uma visão orgânica de todo o funcionamento e formular processos que, juntos, entreguem os resultados empresariais.

  1. Gestão de pessoas

O setor de Saúde é feito por pessoas que cuidam de outras pessoas. Portanto, dentro da maturidade de gestão, gerir equipes, desenvolver lideranças e promover engajamento são habilidades gerenciais fundamentais para a carreira dos gestores modernos. Lidar com relacionamentos e capacidades individuais é outro princípio da gestão de pessoas.

Por toda a sua complexidade, desenvolver a maturidade exige que o profissional esteja atualizado com as mais modernas estratégias e habilidades de gerenciamento. Assim, os cinco pilares da maturidade de gestão fortalecem a instituição ao mesmo tempo que conferem reconhecimento ao gestor.

  *Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


19 de maio de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos