Voltar

Metodologia Lean destaca gestores pela eficiência

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Os resultados da metodologia Lean são visíveis e requerem estratégias de baixo investimento e altamente focada nas pessoas

Por Editorial GesSaúde

O Lean Healthcare ou metodologia Lean é um conjunto de métodos operacionais voltados para criar um valor e segurança para os pacientes. Além disso, na Saúde os resultados são visíveis, como redução de desperdícios e o tempo de espera no atendimento ao cliente. Por isso, dominar a cultura Lean desenvolve o gestor dentro da organização, promove reconhecimento e amplia as possibilidades para as novas oportunidades que estão surgindo.

O Lean aplicado como cultura organizacional implica na mudança de hábitos e padrões. Trata-se de pensar a operação do hospital de forma simples e enxuta. Ou seja, o método lista e utiliza apenas os recursos extremamente necessários para a entrega de valor. Por isso, é fundamental preparar as equipes e qualificar os colaboradores dentro de cada processos. Com a aplicação eficiente do Lean, o gestor consegue entregar à instituição como:

  • Aumento na qualidade dos serviços
  • Redução de tempo de espera e execução de rotinas
  • Melhoria na gestão de estoques
  • Otimização do fluxo de pessoas 
  • Eliminação de processos desnecessários e Superprodução.
Gestão de Pessoas

A metodologia Lean tem a capacidade de destacar os gestores também pela gestão das equipes. Isso porque, as pessoas devem ser altamente capacitadas e valorizadas dentro da concepção Lean. É preciso instigar o princípio inovador, para que novas técnicas e formas de gerar melhorias sejam apresentadas pelos colaboradores. Para tanto, eles devem passar por treinamentos e serem motivados a trocarem experiências e formas de visão sobre os processos e entregas. 

A melhoria contínua tem forte potencial para melhorar o ambiente organizacional. Além disso, a metodologia Lean permite ao gestor identificar e reter talentos, o que é muito bem visto pela alta administração das instituições. Quer saber mais sobre a metodologia Lean? Acesse as plataformas de conteúdo de Roberto Gordilho e descubra como se destacar no setor e se transformar em um gestor extraordinário da Saúde.

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”.

Siga Roberto Gordilho no Youtube 

Siga Roberto Gordilho no Instagram


28 de julho de 2021 | Atualizado dia 19 de julho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Gestão Hospitalar

Cultura de alta performance na Saúde: o fundamento está na liderança

Liderar vai além de gerir pessoas, exige sensibilidade humana e visão estratégica para construir uma cultura de alta performance Por…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Resolução de conflitos: o poder da comunicação na Saúde

A comunicação faz com que as melhores tecnologias, processos bem mapeados e estratégias direcionadas reflitam em resultados empresariais na Saúde…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Liderança é fazer com que as pessoas lutem por aspirações compartilhadas

O gestor deve propor objetivos compartilhados e estratégias de desenvolvimento individual dos colaboradores, essa é um dos fundamentos da liderança…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos