Voltar

Metodologias de gestão ampliam reconhecimento para profissionais na Saúde

Junte-se a mais de 15.000 profissionais de gestão da saúde.

Assine nossa lista e receba conteúdos com prioridade

Com o aumento da demanda por resultados, as metodologias de gestão são a chave para conquistar novas oportunidades no setor

Por Roberto Gordilho

As metodologias de gestão permitem a orientação do trabalho em todos os níveis da administração de uma organização de Saúde. E o gestor que domina e aplica essas técnicas é rapidamente reconhecido. Isso porque, são habilidades diretamente ligadas a quatro funções que abrem novas oportunidades na Saúde: planejar, organizar, gerenciar e controlar. 

Com a empresarialização das organizações, o gestor tem de estar preparado para contribuir com o aumento da efetividade de projeto e processos. As metodologias de gestão são estratégias administrativas que capacitam o profissional a manter a ordem e estabilizar a operação. Esses são elementos que norteiam carreiras para o reconhecimento – ainda mais em um cenário desafiador como o proposto pela Covid-19.

Conheça algumas das metodologias de gestão:

Ciclo de Deming

Essa metodologia de gestão também é conhecida como PDCA (Plan, do check, act). Ou seja, são as diretrizes que devem fazer parte da atuação dos gestores modernos:

  1. Planejar: definir metas, objetivos e traçar plano de ações;
  2. Fazer, executar: aplicar atividades intrínsecas à fase do planejamento;
  3. Controlar: checar os resultados com base nas metas definidas;
  4. Agir: identificados os gargalos e pontos de melhoria, esta é a etapa em que o gestor deve fazer as correções e padronizar a operação.
Gerenciamento pelas diretrizes (GPD)

O GPD é uma metodologia reconhecida pelo efeito dominó. Ou seja, se uma determinada área ou profissional não atingir suas metas, a consequência será sentida nas hierarquias acima e adjacentes. Pelo GPD, o gestor se destaca por incentivar o surgimento de inovações e a criatividade das equipes.

Balanced Scorecard

Entre as variadas metodologias de gestão, a Balanced Scorecard confere ao gestor a capacidade de analisar e calcular o desempenho da organização de Saúde a partir de indicadores quantificáveis. As áreas que servem de base para essa análise são: financeira, processos internos, perspectiva do mercado e capacidade de aprendizagem e conhecimento das equipes frente à necessidade de entregar qualidade. 

Além de conhecer e saber aplicar as metodologias de gestão, o profissional deve compreender que o reconhecimento da equipe é um fator que não deve ser terceirizado. Além disso, é preciso inovar e fazer além das atividades rotineiras para despertar a atenção da alta gestão. Por isso, é preciso eliminar o perfil tarefeiro e desenvolver uma visão mais estratégica para fazer parte das novas oportunidades que estão se abrindo na Saúde.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

Siga Roberto Gordilho nas Redes Sociais:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde

Sobre Roberto Gordilho

Roberto Gordilho é fundador e CEO da GesSaúde, professor, palestrante, apresentador do Canal GesSaúde no YouTube, autor do livro “Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital, os caminhos para o futuro da Saúde”. 

Foi fundador e diretor das empresas EXE Sistemas e Extreme Tecnologia, além de ter sido por 08 anos diretor da MV, onde coordenou projetos de implantação em mais de 300 hospitais no Brasil, Chile, México e República Dominicana.

Formado em Processamento de Dados com especializações em Desenvolvimento Web, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, além de Finanças, Contabilidade e Auditoria pela FGV, possui cursos de formação executiva na Kellogg Business School (Chicago) e Universidade da Califórnia (Irvine), participou também do programa de inovação Learn Experience em São Francisco.


9 de abril de 2021 | Atualizado dia 27 de junho de 2021


ÚLTIMAS POSTAGENS

Maturidade de gestão

Aumente a maturidade de gestão para se destacar na Saúde

Os pilares da maturidade de gestão na Saúde que destacam gestores são: governança corporativa, estratégia empresarial, tecnologia, processos e pessoas…Leia mais.

Gestão de Pessoas

Experiência do colaborador: estratégia para se destacar na Saúde

Percepções e sentimentos refletem na entrega dos resultados, por isso, é fundamental investir na boa experiência do colaborador Por Editorial…Leia mais.

Carreiras

05 habilidades para crescer se destacar na Saúde

Perfil empreendedor, liderança, habilidades gerenciais, atualização profissional, e bons relacionamentos são fundamentais para se destacar na Saúde Por Editorial GesSaúde…Leia mais.

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos