Carreiras

Networking: um dos pilares para avançar na carreira

Gestores profissionais dominam a habilidade de manter um networking estratégico e relacionamentos sólidos dentro da Saúde

Por Roberto Gordilho

Você certamente já teve a ajuda de algum colega ou contato para lidar com situações adversas. Seja para transpor um desafio ou mesmo conquistar um espaço no mercado de trabalho, de alguma forma o networking foi necessário em algum momento de sua trajetória. Porém, é preciso compreender que o networking é um modelo estratégico de relacionamento. Essa habilidade vai muito além de cultivar relações profissionais e utilizá-las em determinado momento. 

A retórica dominante do networking do setor é compreender que a Saúde é feita por pessoas que trabalham em prol do bem estar de outras pessoas. E isso se aplica não apenas no relacionamento entre organização e clientes. As carreiras são consolidadas com o auxílio de profissionais envolvidos em setores e áreas diversas. É preciso saber cultivar os relacionamentos, trocar informações e experiências para conquistar uma rede profissionalmente estratégica. 

Inspiração

O bom líder é o profissional que inspira pessoas e conquista a confiança pela habilidade de cultivar relacionamentos e engajar equipes em prol da missão e valores da organização. Uma rede estratégia de relacionamento profissional exige que o gestor seja um profissional que inspira e transparece confiança. Afinal, qualquer tipo de relacionamento é uma via de mão dupla. Ou seja, as pessoas querem se relacionar com profissionais capacitados para resolver e propor caminhos alternativos para os desafios na Saúde ou de suas carreiras. 

A imagem é o principal fator o qual gestores da Saúde devem redobrar a atenção. Construir um networking no cenário atual demanda investimento na presença física do profissional bem como no mundo digital. Redes sociais devem ser alimentadas com conteúdo relevante e fidedigno. As pessoas precisam conhecer como pensa e se informa o profissional e de como ele pode contribuir com o enriquecimento do mercado. 

Portanto, o networking vai muito além de apenas manter bons relacionamentos. É preciso garantir que as pessoas tenham confiança nas suas capacidades e possam contar com você nos momentos oportunos. Assim, com uma boa imagem e reputação, a rede de relacionamentos vai se expandindo e novos convites vão surgir.

São esses os motivos que fazem do networking etapa fundamental na construção de carreiras de gestores extraordinários. Na Saúde, oportunidades estão surgindo constantemente. Dessa forma, o networking é um diferencial competitivo para aqueles que querem ampliar os horizontes e solidificar um trajeto estratégico no mercado.

*Acompanhe Roberto Gordilho nas redes sociais e se atualize diariamente com o melhor conteúdo de gestão na Saúde:

YouTube GesSaúde

Instagram GesSaúde


Tags

Conteúdos relacionados

Conheça nossos programas