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O Business Canvas no valor para a Saúde

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    Na aplicação do Business Canvas, o objetivo fundamental deve estar em destaque e merece atenção primária dos gestores em Saúde: o cliente

    Por Editorial GesSaúde

    O Business Canvas está em aplicação naa gestão das mais diversas indústrias. Contudo, por mais que a Saúde seja um negócio no qual o gestor está imerso em sua totalidade, mesmo quando está fora da operação, a interação nem sempre é satisfatória. Ou seja, a complexidade do setor demanda a realocação de tempo e atenção para diferentes e constantes desafios.

    Por isso, planejar é a máxima vigente nesse mercado. As incertezas não podem consumir as estratégias para tomada de ações e gestão de crises. Uma organização de Saúde, nesse sentido, é como uma pintura abstrata: o caos pode imperar para os olhos desacostumados. Contudo, quem vive dessa realidade tem ao menos a noção do que está ocorrendo. 

    Tomando de empréstimo literário, uma pintura em tela é um exemplo inicial para o Business Model Canvas (BMC). A simplicidade da expressão esconde inúmeras vantagens para o gerenciamento de negócios e projetos na Saúde. Trata-se de um modelo no qual o gestor possui melhor visão da realidade, além de poder interagir de forma dinâmica e orgânica com a operação da instituição O BMC, inspirado no design thinking, fatia o empreendimento em nove seções que, apesar disso, devem ser avaliadas de forma holística.

    E tal como não pode deixar de ser em todas as indústrias do mercado, na Saúde o BMC tem foco no cliente. As nove etapas de destrinchamento do negócio estão todas atreladas ao centro do negócio: o paciente, o cliente que a cada dia tem ampliado seu poder de decisão e escolha na concorrência. 

    Proposta de valor

    A estrutura do BMC é similar à disposição em diagrama. A primeira definição é quanto à oferta de valor do negócio para os clientes. Quais são os benefícios que a organização de Saúde pretende entregar aos usuários e pacientes e de quais formas isso pode ser feito devem ser resumidas em uma única frase.

    Seguimento

    Ainda tendo o cliente no centro do negócio, é preciso que os gestores estabeleçam qual o nicho de operação (perfil de clientes) será o foco da instituição. 

    Canais

    Aqui é necessário definir quais são os meios pelos quais o cliente acessa os serviços da organização de Saúde. 

    Relacionamento

    Uma empresa que não fala com seus clientes não tem grandes chances de permanecer no mercado. Igualmente na Saúde, o relacionamento é uma das bases de transformação do negócio. A proposta neste bloco do BMC é estabelecer a forma como a organização pretende se relacionar com seus clientes. 

    Atividade-chave

    Valor e clientes são os princípios que regem o BMC. As pessoas querem serviços e formas acessíveis de acessá-los. É por isso que a gestão da Saúde deve estabelecer as atividades essenciais para a entrega do valor esperado.

    Recursos

    Para conseguir entregar o valor por meio dos serviços, o empreendimento precisa de recursos, financeiros e de capital humano. 

    Parcerias

    E já que as organizações de Saúde são feitas por pessoas e para pessoas, é importante contar com parcerias que contribuam com a missão e proposta de valor para os clientes. 

    Fontes de receita

    No Business Canvas, os recursos financeiro precisam ser renovados e captados constantemente. E um mundo em constantes transformações, um negócio não pode se permanecer estático. As relações sociais mudam e as necessidades das pessoas, por consequência, também. Dessa forma, o gestor precisa ter ao alcance da visão as principais fontes de capitanear receitas e promover a entrega de valor e evolução do negócio. 

    Estrutura de custos

    Mesmo na Saúde suplementar os custos existem e são mutáveis. Dentro da dinâmica do Business Canvas é preciso que cada custo esteja estruturado e compreensível para os líderes e gestores. 

    Por mais que a semelhança com o design thinking torne o Business Canvas simples, essa ferramenta tem auxiliado diversos empreendimentos a se manterem no mercado. O conceito é uma das formas mais modernas de interação com o negócio. Dentro do BMC constam as premissas que, por vezes, não recebem a devida atenção da gestão da Saúde.


    20 de agosto de 2020 | Atualizado dia 20 de agosto de 2020


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